Na escola municipal “José de Alencar” os professores tiveram uma reunião pedagógica para debater a organização do trabalho educativo. O grupo sabe da responsabilidade de elaborar práticas pedagógicas que vão de encontro com as aprendizagens essenciais da Base Nacional Comum Curricular e por isso compreendem o espaço de formação continuada na escola como fundamental para o crescimento do grupo. Sendo assim, a pedagoga Rafaela começou a conversa pedindo para que os docentes apresentassem suas dúvidas sobre os desafios e as possibilidades de elaborar práticas baseadas nas tendências que proporcionam benefícios para a efetivação de uma educação de qualidade. Em seguida, ela disponibilizou para o corpo docente um texto que analisa as tendências pedagógicas na prática escolar. Após a leitura, os professores refletiram sobre as seguintes questões:
- Quais são as diferenças entre as tendências liberais e progressistas?
- Como se configura o papel da escola, a relação professor-aluno e as perspectivas de aprendizagem nestes diferentes grupos (liberais e progressistas)?
Soluções para a tarefa
Respondido por
20
Sobre as diferenças entre as tendências liberais e progressistas, podemos afirmar que as tendências liberais tentam resguardar o indivíduo no processo de ensino, isto é, de estimular suas aptidões e compreensão sobre seus papéis sociais, preparando-o para a vida adulta, sobretudo no que tange ao mercado de trabalho.
Sobre as tendências progressistas, elas buscam promover um ambiente equânime no ambiente escolar e, ao mesmo tempo, projetar seus valores sobre os alunos, de modo que futuramente, eles possam se integrar à sociedade de forma cooperativa.
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Física,
7 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Química,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás