Pedagogia, perguntado por alison2013jean27, 1 ano atrás

Na escola municipal “Jorge Amado” a pedagoga Mariana realizou uma reunião com os professores relatando a importância de estudos coletivos para o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas. Sendo assim, o segundo encontro terá como tema as “Tendências Pedagógicas e suas influências para a Educação”. Para iniciar as discussões, Mariana dividiu os professores em grupos e os mesmos deverão relatar as principais características das diferentes tendências pedagógicas. A professora Carolina ficou animada com a atividade, pois poderá refletir sobre sua prática por meio do conhecimento. No sorteio Carolina e seu grupo ficaram responsáveis pela Tendência Pedagógica Libertadora. Com base nesta realidade, seu desafio será elaborar um texto entre 5 a 10 linhas que apresente o argumento de Carolina e seu grupo sobre a Tendência Libertadora. Para isso você deverá refletir sobre a seguinte questão:

Soluções para a tarefa

Respondido por neveslorena
9

Resposta:

As características da Tendência Libertadora para o processo de ensino e aprendizagem é que ela não se conserva na mera alfabetização tradicional que é baseada principalmente no uso de cartilha que rejeita definitivamente no aprendizado da leitura e da escrita e também o docente defende e incentiva o posicionamento do adulto não alfabetizado no meio social e político em que ele vive, ou seja, na suas circunstâncias reais. As contribuições da Tendência Libertadora é o que mestre posiciona lado a lado dos seus aprendizes para que juntos possam organizar as atividades desenvolvidas nas classes, todas desenvolvidas baseadas nos debates de temáticas sócio-politicas próprios as circunstâncias vivenciadas pelos alunos.

Explicação:

Respondido por Matheusieti
3

A tendência libertadora utiliza diferentes tipos de ação para o desenvolvimento do aluno, e, as pesquisas nos mostram que o Pedagogo ao longo de sua trajetória e métodos de alfabetização, fatos esses que proporcionaram a sistematização de um ideário e de experiências que conhecemos nos dias atuais por educação popular.

Durante a década de 50 e inicio dos anos 60, Paulo Freire influenciou diversos movimentos populares que tinham como relevância a valorização do diálogo e a interação como fundamentos necessários para garantir a libertação do educando e o direito a educação básica.

Por fim, o professor  via a educação em duplo plano instrumental, capaz de preparar técnicas e cientificamente a população para o mercado de trabalho, e que atendesse as necessidades concretas da sociedade.

Mais sobre essa tendência:

https://brainly.com.br/tarefa/24089338

Anexos:
Perguntas interessantes