Na escola “Cora Carolina” a pedagoga Laura reuniu os professores para uma reunião que tinha como pauta a discussão sobre a reorganização do currículo escolar e do Projeto Político Pedagógico a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ela iniciou a conversa indicando que este documento foi construído para atender as exigências pontuadas nas principais políticas educacionais, com o papel de apresentar um conjunto de aprendizagens essenciais que todos os educandos devem ter acesso em seus processos escolares. Após algumas reflexões, Laura solicitou aos professores a construção de um texto, de cinco a dez linhas, com base nas seguintes questões: - Qual é o papel do Projeto Político Pedagógico no espaço escolar? - Quais são os caminhos e os desafios para a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na escola?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Na prática, o documento estipula quais são os objetivos da instituição e o que a escola, em todas as suas dimensões, vai fazer para alcançá-los. Nele, serão considerados todos os âmbitos que compõem o ambiente educacional, como: A proposta curricular, Diretrizes sobre a formação dos professores e Diretrizes para a gestão administrativa.
Um dos principais objetivos da Base Nacional Comum Curricular é promover mais igualdade e equidade nos processos educacionais de escolas brasileiras - tanto públicas quanto privadas.
Um dos principais desafios das escolas será elaborar o novo currículo, que considere as aprendizagens apontadas pela BNCC como essenciais ao mesmo tempo em que reflete o carisma e a identidade da instituição.
Explicação:
Resposta:
1. A criação do Projeto Político Pedagógico (PPP) deve partir de uma pequena pergunta: Qual a função e o porquê deste espaço educativo existir? Elabora-lo é estar criando um guia, um norte, para que a escola como um todo – professores, alunos, pais, gestores e funcionários – consiga transformar a sua realidade e das pessoas que as cercam. Na prática em si, ele mostra quais os objetivos da instituição e o que a unidade escolar, vai fazer pra alcançá-los, considerando todos os aspectos, tais como: proposta curricular, diretrizes sobre a formação dos docentes e diretrizes para a gestão administrativa.
2. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas brasileiras públicas e particulares de Ensino Infantil, Fundamental e Médio para garantir o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes. Ela não é um currículo, mas sim um orientador, cabendo a cada estado e seus municípios elaborarem seus currículos a partir dos princípios e aprendizagens definidos por ela e também do Regime de Colaboração entre cidades e estados.
Explicação: