Na escola, a reprodução é um conceito vivido cotidianamente, principalmente pela organização dos sistemas de ensino que, segundo bourdieu e passeron (apud heicht, 2008), oferecem um ensino igual para todos e exigem de todos os mesmos resultados. Essa crítica dos autores está justificada corretamente na alternativa:
Soluções para a tarefa
A questão faz referência à reprodução dos modelos vigentes, de forma alienada e passiva, o que pouco contribui para a real democratização da educação, ao não considerar diferenciais sociais e culturais (Alternativa a).
Modelo Reprodutivo da Educação
É fundamental que a educação atual esteja pautada na democratização, o que se desenvolve a partir do reconhecimento da diversidade que faz parte da sociedade.
Nota-se, portanto, que a avaliação também se mostra como uma ferramenta a qual pode ser implementada de forma mais direcionada, já que cada indivíduo apresenta suas particularidades, as quais também devem ser avaliadas de forma individual, para que haja a excelência na qualidade acadêmica.
Alternativas
a)Os autores referem-se a um dos piores obstáculos dos sistemas de ensino que, ao ensinarem as mesmas coisas a todos e os avaliarem da mesma maneira, estão desconsiderando as diferenças sociais e culturais e impedindo a real democratização da educação.
b)A escola organiza-se com professores competentes e recursos pedagógicos para oferecer, de maneira democrática, as mesmas condições a todos, mas há uma vontade de aprender diferente em cada pessoa, assim, a apropriação da aprendizagem não deveria ser igual.
c)É fundamental que os sistemas ofereçam uma formação que possa ser assimilada plenamente por todos, assim, os autores advertem que a escola deve ter um projeto pedagógico de forma a atendê-lo, ou seja, todos devem adequar-se ao que está proposto pela escola.
d)A educação escolar é apenas uma parte da educação humana, assim, as classes dominantes têm um capital cultural que promove as aprendizagens, e a escola não considera esse capital, tornando as escolas muito elementares para os jovens aprendizes.
e)As escolas têm autonomia e podem exercê-la definindo os seus programas de ensino, o que acaba por caracterizar os modos de pensar das pessoas que ali trabalham, constituindo-se um habitus, por isso, a escola reproduz a sociedade e não pode romper com essa condição.
Mais sobre reprodução na educação: brainly.com.br/tarefa/52999407
#SPJ4
Resposta:
letra a
Explicação:
os autores referem-se a um dos piores obstáculos