"Na era pré-antibiótica, a cura das doenças infecciosas dependia da competência do organismo humano em produzir uma resposta imune antes que os agentes infecciosos (bactérias¹,fungos²,protozoários³ e vírus4) alcançassem número letal. Com a introdução dos antibióticos capazes de eliminar in vivo os patógenos primários,infecções como tuberculose,febre tifoide, pneumonia pneumocóccica,meningoencefalites purulentas e endocardites bacterianas, que eram quase sempre letais, tiveram suas perpectivas de cura muitíssimo aumentadas. Surgiu a esperança da erradicação das doenças infecciosas de origem bacteriana. Esta veio a sucumbir, contudo, em face da competência genético-bioquímica das bactérias em desenvolver resistência aos antibióticos."
a)Os organismos indicados no texto pelos números 1 e 4 são classificados em grupos distintos. Em que diferem esse organismos quanto a sua estrutura?
Soluções para a tarefa
PROTOZOÁRIOS: São protistas unicelulares e eucarióticos, que ocorrem como células isoladas ou em colônias de células, e apresentam dimensões predominantemente microscópicas (4µm a 350µm).
FUNGOS: São organismos eucariontes, podendo ser unicelulares ou pluricelulares. Os fungos unicelulares são chamados de leveduras, apresentam forma oval e são maiores que as bactérias. São heterotróficos e apresentam reprodução assexuada ou sexuada.
Vírus (do latim virus, "veneno" ou "toxina") são pequenos agentes infecciosos (20-300 ηm de diâmetro) que apresentam genoma constituído de uma ou várias moléculas de ácido nucléico (DNA ou RNA), as quais possuem a forma de fita simples ou dupla. Os ácidos nucléicos dos vírus geralmente apresentam-se revestidos por um envoltório protéico formado por uma ou várias proteínas, o qual pode ainda ser revestido por um complexo envelope formado por uma bicamada