Psicologia, perguntado por odileiaraujos123, 1 mês atrás

Na época em que Lévi-Strauss elaborou a teoria estruturalista, Freud estava modelando a ideia de inconsciente como funcionamento da tópica intra-psíquico. Como se forma o eu, e o diálogo entre o eu, ego e superego. “Os principais conceitos que inauguram a Psicanálise de Freud são: a noção de inconsciente; a teoria sexual e o princípio do prazer e de desprazer; a teoria das pulsões e a noção de aparelho psíquico. ” (SKOWRONSKY, s/d). A noção de inconsciente para Freud não é a mesma que encontramos em Lévi-Strauss. Assinale a alternativa que indica qual é a função do inconsciente na metodologia estruturalista de Lévi-Strauss. Selecione uma alternativa: a) O inconsciente na metodologia estruturalista permite que se entenda os métodos indígenas de orientação por meio das estrelas. b) O inconsciente é, na concepção de Lévi-Strauss, é um conjunto de estruturas sociais. c) O inconsciente, na concepção de Lévi-Strauss, permite que o etnólogo consiga imprimir suas experiências civilizatórias nos indígenas. d) O inconsciente, na concepção de Lévi-Strauss, possibilita uma comunicação com a metafísica dos fatos religiosos, na qual os indígenas se comunicam com os ancestrais. e) O inconsciente, na concepção de Lévi-Strauss, possibilita o descobrimento dos temperamentos dominantes das tribos pesquisadas.


odileiaraujos123: BOA NOITE QUAL A RESPOSTA

Soluções para a tarefa

Respondido por leonymartins
1

A principal diferença entre os conceitos sobre o inconsciente para Freud e Lévi-Strauss são que para o psicanalista, o significado é baseado nas impulsões energéticas do indivíduo, já para o filósofo, baseia-se na Antropologia Estrutural. Letra B.

O inconsciente para Freud

O fundador da psicanálise considera que o verdadeiro eu está na psique humana, ou seja, no inconsciente. Outras conjunturas da mente são o superego, id e ego. Essa base recebe estímulos, impulsões energética, controla ou descarrega emoções, pulsões, prazer e desprazer. É possível resumir então, que para Freud o inconsciente é movido pela própria mente do indivíduo, ou seja, é um fator interno.

O inconsciente para Lévi-Strauss

O conceito de inconsciente para Lévi-Strauss entre em desacordo com o conceito freudiano. Enquanto para um, os movimentos do inconscientes são movimentos internos, para outro, é movimento externo, fruto da fronteira natureza-cultura, isto é, fruto do conjunto de estruturas sociais.

Conheça mais sobre Lévi-Strauss, pensamento humano e sociedade:

https://brainly.com.br/tarefa/48870442

Anexos:
Perguntas interessantes