Na época das Grandes Navegações, as trocas comerciais proporcionaram grande acúmulo de capitais no interior dos Estados europeus que comandavam esse processo expansionista. Por isso a primeira etapa desse sistema econômico e chamada capitalismo comercial. A economia funcionava segundo a doutrina mercantilista, que defendia a intervenção governamental nas relações comerciais, a fim de promover a prosperidade nacional e aumentar o poder dos Estados, cujo poder político estava centralizado nas mãos dos monarcas.
Nesse período a riqueza e o poder de um país eram medidos pela quantidade de metais preciosos acumulados. Durante a etapa mercantilista do capitalismo, a exploração econômica das colônias proporcionou grande acúmulo de riquezas nos países europeus, principalmente a Inglaterra, que emerge como principal potência no final desse período. Esse acúmulo inicial de capitais foi fundamental para a eclosão da Revolução Industrial, que marcou o começo de uma nova etapa do capitalismo. Nas primeiras décadas do século XVIII, o Reino Unido da Grã Bretanha (formado em 1707 com a unificação entre a Inglaterra e a Escócia) comandou uma grande transformação no sistema de produção de mercadorias, na organização das cidades e do campo e nas condições de trabalho, o que caracterizou a Revolução Industrial. Um de seus aspectos mais importantes foi o aumento da capacidade de transformação da natureza, por meio da utilização de máquinas hidráulicas e a vapor, o que provocou grande aumento no volume de mercadorias produzidas e a consequente necessidade de ampliação do mercado consumidor em escala mundial. Esse período também foi marcado por uma crescente aceleração da circulação de pessoas e mercadorias, graças a expansão das redes de transporte terrestre, com o trem (a locomotiva a vapor foi criada em 1805), e marítimo, com o barco a vapor (criado em 1814).
Após se consolidar no Reino Unido, no século XIX a industrialização foi se expandindo para outros países europeus, como a Bélgica, a Franca, a Alemanha, a Itália e 5 até para fora da Europa, alcançando os Estados Unidos e, de forma incipiente, o Japão, o Canadá e, mais tarde, no século XX, os hoje chamados países emergentes. Com o crescente aumento da produção e a industrialização expandindo-se para outros países, aumentou-se a concorrência entre as empresas. Era cada vez maior a necessidade de garantir novos mercados consumidores e melhores oportunidades de investimentos lucrativos, além de acesso a novas fontes de energia e de matérias-primas. As potencias imperialistas buscavam ampliar seus territórios, e os empresários, seus lucros. O capitalismo, desde sua origem na Europa, foi ampliando sua área de atuação no planeta. Para isto, os países europeus buscaram fazer colônias na África e na Ásia. No Congresso de Berlim (1884 1885), as potencias industriais da Europa partilharam o continente africano entre elas. Na Ásia, extensas áreas também foram partilhadas, como a Índia (que passou a ser o território colonial britânico mais importante). A idéia era explorar estas colônias para que pudessem não só trazer a matéria – prima destes países como também garantir que fossem seus mercados consumidores. Para isto, colocavam regras sobre estas colônias na qual não poderiam desenvolver indústrias e eram obrigadas a comprar os produtos dos países europeus.
1)De acordo com o texto qual era a maneira que os países europeus que os países europeus acumulavam riquezas durante o mercantilismo *
A – Através da exploração das riquezas das colônias
B- Distribuindo dinheiro entre os mais pobres
C- Através da indústria
D- Através da prestação de serviços
2)Identifique as características da Revolução Industrial *
A- Trabalho escravo, colonização e sociedade rural
B- Aumento da transformação da natureza, da exploração de recursos e do mercado consumidor
C- Preservação da natureza, consumo consciente e trabalho artesanal
D- Redução do consumo, produto artesanal e salários altos
3) Qual era o objetivo do imperialismo Europeu sobre a África e da Ásia? *
A- Explorar a matéria prima e garantir mercados consumidores
B- Desenvolver os países africanos e asiáticos
C- Promover o crescimento social da África e da Ásia
D- Reduzir os lucros dos países europeus.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
1) A
2) A
3) A
Explicação:
Perguntas interessantes
Química,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Física,
7 meses atrás
Biologia,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás