Na educação infantil, assim como ocorre em diferentes contextos sociais, as oportunidades de aprendizagem da leitura e da escrita são construídas por meio de práticas de letramento localmente desenvolvidas por participantes de um determinado grupo social (Castanheira et al. 2001: Cook-Gumperz. 1991: Tuyay et al., 1995). Todavia, contextos mais distantes, como as esferas em que se definem as politicas educacionais e onde se realizam os debates acadêmicos, igualmente impactam os possíveis usos da escrita nas salas de aula. Dessa forma, as interações entre os sujeitos no contexto local são negociadas em relação a contextos globais. Nesse sentido, Street (2003, p. 80. tradução nossa) afirma que "os resultados dos encontros local-global acerca do letramento são sempre um novo hibrido, em vez de uma versão única de um ou outro"
Observe a imagem sobre práticas de letramento na Educação Infantil:
proposta entre elas:
1. Ao aproximarmos as atividades de brincadeira, leitura e escrita, tomamos como referência o significado dessas ações para a criança, de forma a superar sua aparente dicotomia e possibilitar a condução dos trabalhos na educação infantil que tomem possível o brincar letrando e alfabetizando. A distinção e polarização entre tais termos, definindo o brincar como caracteristico da criança pequena, a ser desenvolvido na educação infantil, contraposto ao alfabetizar, entendido como trabalho sistemático de apropriação da lingua escrita, prática restrita ao ensino fundamental, não se expressa na ação da criança. PORQUE
Sobre as práticas de leitura e escrita na educação infantil, analise as seguintes asserções e a relação
II. A criança, ao mesmo tempo em que empresta um sentido lúdico ás práticas de letramento que se fazem presentes na educação infantil, demanda um trabalho mais sistemático com a língua escrita, investindo-a de uma dimensão lúdica. Por outro lado, as práticas de escrita, ao mesmo tempo em que se diferenciam do desenho, têm para a criança uma continuidade. Desenhar-se, desenhar sua experiência, escrever o próprio nome ou as palavras que dão forma ao vivido têm para a criança o sentido de inscrever-se no mundo, deixando marcas de sua experiência subjetiva. Em ambas se expressa um caráter lúdico em sua execução. NEVES, VANESSA FERRAZ ALMEIDA; CASTANHEIRA, MARIA LÚCIA GOUVEA, MARIA CRISTINA SOARES. O letramento e o brincar em processos de socialização na educação infantil brincadeiras diferentes. Rev. Bras. Educ. Rio de Janeiro. v. 20, n. 60, p. 15 - 244 , Mar 2015 A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA
Soluções para a tarefa
Resposta:
LLetra A. As asserções I e IIOi II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
Explicação:
Leitura e escrita representam atividades mandatórias para as crianças, já que representam tanto atividades lúdicas, como atividades de aprendizagem, exigindo discernimento pelos educadores, para aproveitar o melhor potencial (Alternativa A. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.)
Leitura e Escrita no Desenvolvimento Infantil
O desenvolvimento infantil é marcado, principalmente, pelas atividades de leitura e escrita. Estas atividades são capazes de estimular o processo de alfabetização, de forma divertida.
A partir do momento em que existe o domínio do código linguístico, torna-se possível desenvolver o processo de letramento, exigindo maior maturidade intelectual, em anos posteriores.
Mais sobre leitura e escrita: brainly.com.br/tarefa/51457961
#SPJ2