[...] na Educação Física é apropriar-se crítica e criativamente dessas teorias [sociológicas], a fim de melhor perscrutar as possibilidades de interlocução com os sujeitos que [...] encontram-se conectados a dinâmicas socioculturais mais amplas, conexões estas que também a Sociologia poderá ajudar a compreender melhor”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BETTI, M. O papel da Sociologia do Esporte na retomada da Educação Física. Revista brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 20, supl. 5, p.191-93, set., 2006. p. 192-193.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Por uma gênese do campo da sociologia do esporte: cenários e perspectivas sobre a gênese do campo da sociologia do esporte, é correto afirmar que:
A
Sua institucionalização se dá a partir das publicações sobre caça à raposa, pugilato e futebol, no contexto inglês, a partir de 1796.
B
A gênese deste campo é considerada a partir de quando autores clássicos da Sociologia abordam o esporte, como Veblen, Mauss e Weber.
C
Os autores da primeira geração da chamada Escola de Frankfurt foram os responsáveis por institucionalizar a Sociologia do Esporte.
D
Nos anos 1960, a Sociologia do Esporte tem como marco a criação de uma entidade internacional, simpósios e uma revista específica.
E
O marco das produções acadêmicas e instituições que deram ênfase aos estudos da Sociologia do Esporte se dá nos anos de 1930 e 1940.
Soluções para a tarefa
Resposta:
d
Explicação:
Comentário: “Além dessas contribuições mencionadas, e ainda no andar dos anos 1960, tem-se como marco importante a fundação do Comitê Internacional de Sociologia do Esporte (ICSS e atual ISSA desde 1998) em 1965, na cidade de Varsóvia, na Polônia. A fundação dessa entidade deve-se, sobretudo, aos esforços de estudiosos tanto da área de Educação Física quanto da Sociologia [...]. Dentre as realizações desta instituição, destacam-se, com mais notoriedade, a editoração da Revista Internacional de Sociologia do Esporte (IRSS) que passou a ser publicada periodicamente desde 1965, assim como a organização de simpósios internacionais, sendo o primeiro deles realizado em 1966, na cidade de Colônia, na Alemanha” (texto-base, p. 50).