Na educação acontecem diversos tipos de mistura, blended ou ensino híbrido:
- de saberes e valores, quando integramos várias áreas de conhecimento (no modelo disciplinas ou não); e
- de metodologias, com desafios, atividades, projetos, games, formando grupos ou de modo individual, colaborativos e personalizados.
Além disso, há também tecnologias híbridas que integram as atividades da sala de aula com as digitais, as presenciais com as virtuais. Híbrida também é a articulação de processos de ensino e aprendizagem mais formais com as informais, de educação aberta e em rede. Implica misturar e integrar áreas profissionais e alunos diferentes, em espaços e tempos distintos (BACICH, 2015, p. 28).
Diante desse contexto, vamos ao desafio! Você recebeu a responsabilidade de criar um curso para atender às necessidades de desenvolvimento da sua equipe de trabalho. Que estratégias do modelo de ensino híbrido você utilizaria para propiciar a aprendizagem dos colaboradores da empresa? Como seria o planejamento do curso?
Lembre-se de respeitar as individualidades e os estilos de aprendizagem de cada um, combinando metodologias que atendam ao grande grupo.
Soluções para a tarefa
Padrão de resposta esperado:
Como desenvolver habilidades e competências nas organizações
Estratégias:
Partindo das características do modelo de ensino híbrido, a estratégia seria utilizar em parte o ensino online, com algum elemento de controle do aluno sobre o tempo, local ou ritmo de aprendizado, e parte em uma localidade física, supervisionada, fora da residência do aluno.
Planejamento:
Etapa online:
momento em que os colaboradores matriculados irão estudar em uma perspectiva assíncrona, ou seja, nem todos os participantes estarão nos mesmos tempo e espaço para aprender. Os recursos digitais estarão disponíveis em um ambiente virtual de aprendizagem. Os participantes serão instigados com desafios, projetos e jogos que favoreçam a aprendizagem significativa.
Etapa presencial:
momento propício para trabalhar a resolução de desafios. Poderiam ser criadas situações-problema para discutir e socializar a temática de desenvolvimento de habilidades e competências. Ainda no momento presencial, poderiam ser utilizadas tecnologias digitais para realizar um quiz, por exemplo.