Na Doença de Alzheimer é comum encontrar pacientes com quadro de obstipação intestinal, sinais sugestivos de broncoaspiração secundária à disfagia, alterações do processo digestivo, redução da capacidade funcional. Todas as características descritas são fatores favoráveis ao surgimento da desnutrição, por isso é necessária uma avaliação para determinar a melhor terapia nutricional para o indivíduo e garantir o fornecimento de um aporte calórico adequado e capaz de promover a recuperação da homeostase metabólica e minimizar sintomatologias.
Suponha que você faz parte da equipe multiprofissional de um hospital de sua cidade e recebe o seguinte caso:
Paciente de 52 anos de idade, internada em unidade hospitalar devido a infecção respiratória, com diagnóstico de Doença de Alzheimer há 8 anos. Familiar refere tosse durante as refeições, dejeções ausentes há mais de 10 dias e baixa ingestão alimentar nos últimos meses. Por meio dos métodos subjetivos e objetivos de avaliação do estado nutricional, a paciente foi diagnosticada com desnutrição grave. Avaliação fonoaudiológica forneceu diagnóstico de disfagia grave.
Com base no caso apresentado, assinale a alternativa correta quanto à conduta dietoterápica a ser adotada por você, nutricionista da Equipe de Terapia Nutricional Enteral na fase atual da paciente.
Select one:
a.
Nutrição enteral via ostomia devido a quadro de disfagia, já que permanência da nutrição enteral será superior a 6 semanas.
b.
Nutrição parenteral periférica em razão da impossibilidade de utilização do trato gastrointestinal.
c.
Nutrição enteral via gastrostomia, já que a previsão de permanência da nutrição enteral será por um período de tempo inferior a 15 dias.
d.
Nutrição parenteral central em razão da obstipação intestinal.
e.
Nutrição enteral via cateter nasoentérico para evitar broncoaspiração.
Soluções para a tarefa
Respondido por
19
Resposta:
Nutrição enteral via ostomia devido a quadro de disfagia, já que permanência da nutrição enteral será superior a 6 semanas
Explicação:
CORRIGIDA PELO AVA
Respondido por
4
Resposta: Nutrição enteral via ostomia devido a quadro de disfagia, já que permanência da nutrição enteral será superior a 6 semanas.
Perguntas interessantes