Biologia, perguntado por Brancagiv839, 5 meses atrás

Na disciplina de fisiologia humana, durante a aula de fisiologia do sistema nervoso e integração com os músculos esqueléticos, você anotou em seu caderno que os neurônios realizam sinapse, e para isso ocorre todo o processo de despolarização da membrana celular, abertura dos canais de cálcio para liberação dos neurotransmissores para o neurônio seguinte ou órgão efetor, que nesse caso é o músculo esquelético. No entanto, após a aula, você decide continuar seus estudos sobre o tema para aprofundamento de seu conhecimento. Em determinado ponto, você encontra um destaque nos materiais de estudo com a seguinte afirmação "existem impulsos nervosos que continuam e fazem sinapse sem a abertura de canais de cálcio, ou seja, são independentes de cálcio". Assim, você vai atrás da resposta e realiza anotações. Na aula seguinte você questiona o professor as seguintes perguntas: a) explique por que existem impulsos nervosos que continuam seu trajeto e fazem sinapse sem que haja a abertura de canais de cálcio e liberação de neurotransmissores? b) descreva qual é o tipo de sinapse que ocorre nesse processo? c) cite quais são os órgãos que realizam esse tipo de sinapse? por quê? agora, descreva quais as respostas que você encontrará do professor para cada uma de suas perguntas

Soluções para a tarefa

Respondido por patiasp
1

Resposta:

Com relação aos tipos de sinapses, concluímos que aquela que trabalha sem que haja abertura de canais iônicos é a sinapse elétrica, que só consegue transmitir os impulsos por conta dos canais que ligam uma célula nervosa a outra, esse tipo de sinapse acontece muito no coração.

Sinapse Elétrica

O sistema nervoso trabalha promovendo dois tipos de sinapses, são elas: sinapse química e elétrica.

A) A sinapse que acontece de maneira independente dos canais iônicos, funciona através de canais que conectam uma célula a outra, esses canais são denominados de junção comunicante.

B) Sinapse descrita é a sinapse elétrica.

C) A sinapse elétrica é bastante comum no miocárdio (coração) e nos músculos lisos, pois são estruturas que se contraem para todos os sentidos.

Explicação:

Perguntas interessantes