Português, perguntado por cassyaneamor, 6 meses atrás

Na disciplina de economia aprendemos que a sociedade como um todo sempre enfrenta a questão da escolha, ou seja, os desejos sempre são ilimitados e os recursos sempre limitados, o que nos obriga a realizar escolhas diariamente. A alocação dos recursos públicos depende dos gestores públicos, eles é que têm as ferramentas para alocar tais recursos e realizar tais escolhas. Diante da situação na qual o Brasil se encontra, imagine-se na condição de gestor público e indique, em até duas páginas, o que você faria para melhorar as condições daquelas pessoas que se encontram marginalizadas. Lembre-se que os recursos são escassos, então procure identificar de onde viriam os recursos para atender a sua proposta, por exemplo, digamos que a minha proposta seria oferecer um auxílio emergencial de R$ 600,00, como o que foi oferecido em 2020, eu indicaria que fossem tributadas as grandes fortunas e desse tributo é que teríamos os recursos financeiros para oferecer tal auxílio.
Sua proposta pode ser para o Brasil, para o estado em que mora ou para o município. Lembre-se de contextualizar a situação que estamos vivendo, principalmente, a situação daquela camada da sociedade que tem buscado a Assistência Social. Não é necessário que apresente ideias mirabolantes e nem ter certeza de que ela seria viável, o importante é conseguir olhar para a situação atual, se imaginar como um tomador de decisão nesse contexto e apresentar sua proposta. O que e como você faria?

Sugestão de roteiro:
a) sua ideia (o que faria)?
b) abrangência (nacional, estadual, municipal)?
c) como faria/executaria?

Soluções para a tarefa

Respondido por oliveiraconcursos
0

Diante da situação enfrentada pelo Brasil devido a pandemia do COVID-19, podemos considerar que grande parte da população está em situação de vulnerabilidade econômica.

 

Algumas propostas significativas para melhorar o contexto em que vivemos, seria a intervenção pública na economia, promovendo o pagamento de auxílios, diante a prática de serviços públicos comunitários.

 

A abrangência dessa proposta poderia ser sancionada em esfera nacional, com auxílio promovido pelo governo aos estados e municípios, para aplicação de tal medida. Porém, para isso a fiscalização do uso desses recursos deve ser altamente regulamentada.

 

A execução, como dita no segundo parágrafo, ocorreria pelo pagamento de subsídios a pessoas que praticassem serviços comunitários. O governo ou município poderia realizar uma lista de funções que não estão ocorrendo de forma coerente, para que fossem realizadas como serviços comunitários.

Perguntas interessantes