ENEM, perguntado por bilizavazdemiranda, 3 meses atrás

na dimensão simbólica qual a linguagem que rito representa​

Soluções para a tarefa

Respondido por yasmindivertidamente
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Explicação:

A linguagem no campo religioso tem uma racionalidade própria: trata-se de um jogo em que as regras são, efectivamente, as de uma linguagem expressa no campo teológico, nos ritos e na noção de integração, de pertença numa comunidade de indivíduos que «vão a jogo», ou melhor, «vão a ritos».

Respondido por liakramer125
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Resumo

Os pobres possuem uma cultura própria e seu próprio modo de crer. Movem-se a partir

de um universo de compreensão mais simbólico, no qual tem menor incidência o pensamento

lógico-dedutivo. Quanto maior o acesso a esse universo simbólico, maiores as possibilidades

para a evangelização. Seguindo as intuições e provocações de Victor Codina, que muito tem

trabalhado a questão da teologia e da linguagem simbólicas, procuramos, a partir de um

exemplo pontual, identificar o que vem a ser essa linguagem, elencar as suas potencialidades,

buscar pistas para uma maior aplicação desta linguagem em função de um maior

protagonismo dos cristãos.

Palavras-chave: Protagonismo, Linguagem simbólica, Inculturação

Introdução

Buscamos captar a importância da linguagem simbólica para o avanço da

evangelização no contexto de uma “Igreja em saída”.

1 Para isso realizamos uma aproximação

entre o uso de um elemento simbólico na prática pastoral, seguido de uma reflexão teológica

sobre o símbolo. A prática pastoral é nos vem do trabalho de evangelização realizado por João

da Silva Resende, religioso e educador popular integrante o Movimento da Boa Nova.2 A

abordagem teológica da linguagem simbólica se apoia nos escritos de Victor Codina, teólogo

Catalão radicado na Bolívia.

Esta aproximação nos permitirá uma maior valorização da linguagem simbólica na

prática catequética e pastoral. Ela nos conduzirá à explicitação da razão simbólica que

favorece uma abertura maior para a inculturação da Palavra de Deus na vida do povo em

nossas comunidades cristãs. Enfim abre caminho para uma Igreja na qual os pobres sejam

verdadeiros protagonistas da evangelização.

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