Na definição moderna de Estado, tem-se que ele é um ente público e é detentor de direitos e deveres. Neste sentido, temos os direitos como forma de obter recursos para a realização de políticas públicas (por exemplo: arrecadar tributos) e, em relação aos deveres, o Estado é o executor de políticas públicas (por exemplo: prestação de serviços da saúde). Porque II - Em relação ao conceito de governo, cumpre destacar ele exerce a função política dentro do Estado e, neste sentido, compete ao governo o seguinte rol de atribuições: fixar as políticas públicas, comandar, gerir, coordenar e executar atividades públicas.
Soluções para a tarefa
Resposta: As asserções I e II são proposições verdadeiras e a I justifica a II.
Explicação:
Por Estado entende-se a unidade administrativa de um território. Não existe Estado sem território. O Estado é formado pelo conjunto de instituições públicas que representam, organizam e atendem (ao menos em tese) os anseios da população que habita o seu território. Entre essas instituições, podemos citar o governo, as escolas, as prisões, os hospitais públicos, o exército, dentre outras.
Dessa forma, o governo seria apenas uma das instituições que compõem o Estado, com a função de administrá-lo. Os governos são transitórios e apresentam diferentes formas, que variam de um lugar para outro, enquanto os Estados são permanentes (ao menos enquanto durar o atual sistema capitalista).