História, perguntado por aa1212, 7 meses atrás

“Na década de 1990 a abertura econômica se afirmou na agenda política e econômica do país, seja na dimensão da urgência quanto na necessidade desse processo. Enquanto projeto, encontrou sua razão de ser, junto com o Plano Real, a cura para o mal histórico brasileiro que vinha sendo a inflação. Enquanto processo, forçou a dinamização e modernização das empresas, sepultou definitivamente a política de substituição de importações, e encerrou um ciclo desenvolvimentista e protecionista na economia brasileira.”
Fonte: AQUINO, Arthur. Efeitos da abertura econômica no Brasil dos anos 1990 em duas perspectivas comparadas. Disponível em < www.agenda politica.ufscar.br/index.php/agendapolitica/article/download/20/17 > Acesso em jul 2019.

Neste contexto, trata-se de fato da abertura econômica brasileira:

a) Utilização do dólar como moeda nacional, com a justificativa de facilitar a economia brasileira superar os problemas resultantes de planos econômicos frustrados, como o Plano Collor.
b) Adesão aos sistemas internacionais, abrindo espaço para trocas em nível político, econômico e social.
c) Protecionismo econômico, criando barreiras para proteção das indústrias nacionais contra a concorrência estrangeira.
d) Intervencionismo estatal na economia, objetivando fixar as regras do mercado e a atuação do setor privado.
e) Aumento de empresas estatais, para atuação do governo em setores considerados estratégicos para a economia nacional.

Soluções para a tarefa

Respondido por deboraalbuquerque503
38

Resposta:

b) Adesão aos sistemas internacionais, abrindo espaço para trocas em nível político, econômico e social.

Explicação:

está correta

Respondido por martinkoliveira
4

A alternativa correta sobre a abertura econômica brasileira é a letra B)  Adesão aos sistemas internacionais, abrindo espaço para trocas em nível político, econômico e social.

No final do século XX, mais especificamente na década de 1990, o Brasil acabou aderindo ais sistemas internacionais, fazendo com que houvesse um maior espaço para haver trocas políticas, econômicas e sociais.

Foi no governo de Fernando Collor de Melo que o país teve a sua abertura econômica, para que se tivessem efeitos nas mais diversas esferas da sociedade. Os efeitos desse acontecimento foram positivos para alguns setores, dado que houve uma maior competição, mas acabaram sendo negativos para outros, pois não havia credibilidade nos processos.

Veja mais sobre a abertura econômica do Brasil em:

https://brainly.com.br/tarefa/5599094

Anexos:
Perguntas interessantes