Biologia, perguntado por MarianaSchitini, 1 ano atrás

Na década de 1980, o uso de CFC foi proibido em aerosóis para evitar o agravamento de um desequilíbrio ambiental.A liberação de CFC na atmosfera foi associada com o aparecimento de mutações genéticas em eixes da Antártida. Qual é a relação entre CFC e esse fato ?

Soluções para a tarefa

Respondido por nabouvier
343
o CFC diminui a formação da camada de ozônio, que é importante para bloquear parte das radiações provenientes do espaço e do sol. Com uma menor produção de ozônio , mais raios nocivos entram na atmosfera e os organismos mais expostos a essa radiação tem mais chances de sofrer mutações. Ocorre com mais frequencia na Antártida pois os Polos Terrestres são os mais afetados
Respondido por viniciusrm19
52

Observa-se que os componentes químicos clofofluorcarbonos (CFCs), apresentam grande possibilidade de combinação com o gás ozônio, que forma a camada de ozônio na atmosfera.

Além disso, sabe-se que o ozônio é responsável por conter a radiação luminosa, impedindo-a de ultrapassar a atmosfera.

Dessa forma, com a redução da camada de ozônio por conta da reação com os CFCs, tornou-se possível a passagem de radios luminosos para o planeta, os quais contém grande carga de radioatividade, capazes de produzir mutações em espécies, sobretudo nas encontradas nos polos, mais afetados pela redução do ozônio.

Perguntas interessantes