na década de 1970 ocorreram muitos avanços tecnológicos sendo assim qual o grande Marco da década de 1970
Soluções para a tarefa
Resposta:
Essa nova era da industrialização traz um surto de desenvolvimento industrial e o gradativo distanciamento entre países desenvolvidos e países subdesenvolvidos. De acordo com Freeman e Perez (1988), isso acontece porque os países divergem no modo como conduzem a mudança tecnológica, não só quanto às políticas governamentais de promoção da inovação, mas também no que diz respeito aos agentes econômicos.
Podemos observar que, durante esse período, grande parte das inovações tecnológicas surgem nos EUA. Aliás, são precisamente essas inovações tecnológicas que vão fazer com que surja a linha de montagem nos EUA, cujos pioneiros, Taylor e Ford, levam para o interior da organização a lógica mecanicista.
Com o fim da II Guerra Mundial, em 1945, começa - e ainda está em curso -a terceira Revolução Industrial, mais conhecida como Revolução Tecnológica. É a era da energia atômica, da cibernética, da bioquímica, da microeletrônica, da computação, da biotecnologia e das telecomunicações, conforme demonstrado na tabela cronológica em anexo.
O fim da II Guerra Mundial e a entrada na segunda metade do século XX marcariam, então, o início do último ciclo econômico longo. O início dessa fase, de acordo com Freeman e Perez (1988) é marcado por um boom (semelhante ao de 1850-1860) baseado na difusão de um novo paradigma técnico-econômico. De acordo com os autores, esse boom é conseqüência da predominância de políticas keynesianas, que evitaram outra grande depressão, como a de 1930.
Entretanto, as profundas recessões dos anos 1970 e 1980 -caracterizadas por elevadas taxas de desemprego derrubaram a possibilidade de qualquer eficácia das políticas keynesianas. A crise estrutural da década de 1980 foi tão profunda, que chegou mesmo a ser comparada à Grande Depressão. De acordo com Schumpeter, a principal fonte de flutuação cíclica foi a instabilidade do investimento. Isso decorre de diferenças na percepção das oportunidades de investimento por parte dos empresários, e do fato de que as próprias inovações verificadas são mais ou menos perceptíveis, conforme o tipo.
Explicação: