ENEM, perguntado por amanditacristip0e37h, 11 meses atrás

Na década de 1970, o modelo hegemônico de Filosofia Política era o de: a. Nicolau Maquiavel, fundamentalmente os pressupostos contidos na obra “O príncipe”, que pressupõe a política como relações de força. b. Norberto Bobbio, com a publicação de uma série de opúsculos que seriam reunidos no livro “Por uma Teoria Geral da Política”, que estabelece as relações entre o pensar e o fazer político ao longo da história. c. Max Weber, com a publicação do livro “Política e Ciência: duas vocações”, no qual trabalha com a categoria de Estado como a instituição que detém o monopólio do uso legítimo da força. d. Thomas Hobbes, com a publicação de “O Leviatã”, no qual defende o Estado absolutista a partir da idéia de pacto social. e. John Rawls, fundamentalmente os pressupostos defendidos por ele no livro “A theory of justice”, de 1971, que ressuscita a Filosofia Política depois de um longo período de debates voltados aos seus sentidos puramente pragmáticos.

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
1
Olá!

Com base nas alternativas, podemos afirmar que:

A- Incorreto. A Obra de Maquiavel influenciou a era renascentista e muitos de seus governantes, mas não é tida como modelo na década de 1970. Atualmente muitos políticos se inspiram nessa obra, mas de forma negativa.

B- Incorreto. A Obra "Teoria Geral da Política" foi um apanhado dos escritos de Norberto Bobbio, material esse coletado e organizado somente na década de 1990; ou seja, já muito tempo depois do proposto no enunciado.

C- Incorreto. Max Weber veio a falecer no ano de 1920, e por mais que suas obras ainda sejam estudadas nos diversos ramos da área de "humanas", já está fora da área de influência no campo do pensamento político para o período abordado.

D- Incorreto. A Obra "O Leviatã" foi de Hobbes foi lançada no ano de 1651; e foi um grande sucesso e modelo para a época.

E- Correto. A obra de John Rawls realmente revitalizou o estudo da Filosofia Política como um todo e não apenas ao pragmatismo então adotado. Por meio do chamado contrato social, o autor defende a distribuição de bens de forma justa na sociedade.

Esse pensamento foi o modelo predominante na década de 1970.

Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes