História, perguntado por mara6625, 9 meses atrás

na década de 1950 um grande problema que o Brasil enfrentava em suas políticas públicas era a faltar de direitos de saúde dos trabalhadores,onde nao se tinham conceitos bem definidos de prevenção de acidentes. Assinale a alternativa que melhor descrever esse período.​

Soluções para a tarefa

Respondido por kacauchan
3

Segue o restante da questão:

a. Os Trabalhadores tinham convênios médicos similares aos de hoje em dia, com conceitos prévios de educação em saúde laboral, eram bem indenizados caso sofressem acidentes no trabalho e podiam aposentar bem.

b. Os trabalhadores tinham uma importância sumária aos empregadores porque a força de mão de obra era escassa, assim os trabalhadores, embora não tivessem educação preventiva de acidentes, tinham atendimento médico pleno para se recuperarem.

c. A década de 1950 era uma época de reformas trabalhistas e ápice da era industrial, pois o país era bem desenvolvido em conceitos de saúde preventiva que seguem valendo até os dias atuais.

d. Os médicos de empresa faziam visitas regulares aos trabalhadores para poderem dar subsídios educativos as suas respectivas funções laborais a fim de evitarem acidentes.

e. Os médicos de empresa tinham a responsabilidade de manter, nas linhas de produção, os trabalhadores mais saudáveis, afastando aqueles que sofriam de algum mal ou um acidente. Não se tinham conceitos de prevenção, a única preocupação real era a perda de tempo e os prejuízos causados pelos acidentes ao empregador.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

A resposta correta é a de letra e. Os médicos de empresa tinham a responsabilidade de manter, nas linhas de produção, os trabalhadores mais saudáveis, afastando aqueles que sofriam de algum mal ou um acidente. Não se tinham conceitos de prevenção, a única preocupação real era a perda de tempo e os prejuízos causados pelos acidentes ao empregador.

Desde os tempos antigos e também um pouco depois da Primeira Revolução Industrial a saúde do trabalhador nunca foi vista como algo importante e nem que a empresa também deveria ser responsabilizada, era muito comum acontecer acidentes e nem tinha indenização por isso.

Aqui no Brasil essa realidade também não foi diferente, tivemos dezenas de trabalhadores que trabalhavam até o extremo cansaço e também em condições insalubres e perigosas que muitas vezes nem detinham do material adequado para estar nesses locais.

Por fim por causa das lutas dos operários em conjunto com os sindicatos, as leis para esses fatores da vida do funcionário foram melhorando até que criada a responsabilidade da empresa para com a saúde do trabalhador.

Espero ter ajudado! Bons Estudos!

Perguntas interessantes