História, perguntado por GBO2LF, 11 meses atrás

Na década de 1950, nos Estados Unidos, eram comuns livros, panfletos, informativos no cinema, palestras em escolas, entrevistas com cientistas em meios de comunicação de massa, com o objetivo de ensinar a população como se proteger de um ataque atômico vindo da União Soviética. O temor de uma guerra nuclear assolou o mundo durante 45 anos. Assinale a alternativa que apresenta o termo como ficaram conhecidas as tensões nas relações internacionais entre as duas potências políticas e militares.


(A) Guerra do Vietnã.
(B) Guerra das Duas Rosas.
(C) Guerra Fria.
(D) Guerra das Coreias.
(E) Guerra dos Dois Mundos.

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
35

As tensões nas relações internacionais entre as duas potências políticas e militares ficaram conhecidas como: (C) Guerra Fria.

A Guerra Fria é o período histórico de disputas e conflitos entre os Estados Unidos e a União Soviética, pela hegemonia econômica, política e militar mundial , que ocorreu após a Segunda Guerra Mundial.

Como não teve conflitos diretos entre os países foi denominada de “fria”. Tal guerra dividiu o mundo entre as ideologias do capitalismo e do socialismo.

Os EUA lideraram os países capitalistas, chamados de aliados: Canadá, Itália, Alemanha Ocidental, Áustria, Suécia, Bélgica, Holanda, Portugal, Inglaterra, Dinamarca, Grécia, França e Espanha.

Os soviéticos lideraram os países socialistas: Cuba, China, Coreia do Norte, Albânia, Polônia, Alemanha Oriental, Romênia e Tchecoslováquia. O líder soviético Mikhail Gorbachev tomou medidas relacionadas com a desintegração da URSS.

Saiba mais sobre a Guerra Fria em: brainly.com.br/tarefa/9220903

Bons estudos!

Anexos:
Respondido por EduardoPLopes
6

Estas tensões ficaram conhecidas como "Guerra Fria", de modo que é correta a alternativa C.

Era uma "Guerra Fria" na medida que não houve conflito militar direto entre as duas superpotências em guerra, sendo este conflito travado por meio de disputas tecnológicas, econômicas, ideológicas e culturais.

Não devemos pensar, contudo, que não houve violência durante a Guerra Fria: havia as disputas militares indiretas entre os dois países, com cada um apoiando um lado em uma guerra local, como ocorreu na Coréia e no Vietnã. Estes conflitos terminaram com a morte de milhões de pessoas nativas destes países e foram marcado por bombardeios e por uso de armas hoje proibidas, como o "Agente Laranja", um gás mortal.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/18178867

Anexos:
Perguntas interessantes