Geografia, perguntado por thauanecarmo729, 9 meses atrás

Na década de 1910 começou a ser aceita a ideia de que os continentes inicialmente eram todos unidos, formando assim um super continente denominado Pangeia. Essa ideia foi chamada de teoria da deriva continental. De acordo com seus conhecimentos explique essa teoria. ​

Soluções para a tarefa

Respondido por barbarareboucas20
1

Resposta:

Olá

Explicação:

A teoria da deriva continental surgiu há muito tempo, pois desde que o mapeamento de alguns pontos da Terra foi realizado, desconfiava-se que os continentes estavam unidos anteriormente. Francis Bacon, em 1620, sugeriu, por exemplo, que a costa leste do continente sul-americano e a costa oeste da África encaixava-se perfeitamente, dando a ideia  de que eles haviam se separado em um passado remoto. Uma observação semelhante a essa já havia sido feita por Abraham Ortelius, em 1596.

E o que era desconfiança tornou-se, século depois, uma teoria científica com argumentos e hipóteses previamente elaborados. Nascia, então, oficialmente, a teoria da Deriva Continental, quando o alemão Alfred Wegener a formulou no ano de 1912. No entanto, tratava-se apenas de uma polêmica teoria que ainda não havia encontrado uma comprovação  completa, baseando-se apenas em evidências, como a existência de fósseis e grupos de vegetação semelhantes em áreas separadas por oceanos inteiros.

Wegener defendia que, no passado, havia apenas um único continente: Pangeia (termo que significa “toda a Terra”). Com a sua lenta fragmentação, formaram-se então dois  grandes continentes: a Laurásia e a Gondwana.

Perguntas interessantes