Na decada de 1870 , consolidou - se um conjunto de transformaçoes que levou a crise do sistema monárquico no brasil . Explique resumidamente dois elementos de transformaçao politica e filosofica que se opos radicalmente ao imperio brasileiro .
Soluções para a tarefa
O sistema monárquico no Brasil terminou em 1889, com o golpe da proclamação da república. Ele foi arquitetado pelas elites, insatisfeitas com as condutas unilaterais do imperador, além do desejo de mais poder.
Assim, o republicanismo entrava em pauta, aderindo cada vez mais adeptos na elite brasileira. Além disso, os estados desejavam maior autonomia, o que não existia dentro do sistema monárquico.
Resposta:
A afirmação de princípios federalistas e do positivismo, os quais, embora em lados opostos, colocaram em questão posições políticas defendidas pela monarquia brasileira.
Explicação:
O enunciado frisa que a crise do Império foi consequência de um conjunto de transformações que se deram na sociedade brasileira. A única alternativa que possui uma dessas transformações é a D, pois foi a defesa do princípio federalista e das proposições positivistas que conflitou com as bases do sistema monárquico. Embora seja factual que a economia cafeeira desponta na República, neste momento, o setor cafeeiro não emerge como um grupo de influência política consolidada; isso será construído durante o primeiro período republicano.