Filosofia, perguntado por sarahneves1, 1 ano atrás

Na cultura da chamada sociedade ocidental, a palavra razão origina-se de duas fontes: a palavra ratio e a palavra grega logos. Essas duas palavras são substantivos derivados de dois verbos que têm um sentido muito parecido em latim e em grego. Logos vem do verbo legein, que quer dizer contar, reunir, juntar, calcular. Ratio vem do verbo reor, que quer dizer contar, reunir, medir, juntar, separar, calcular.
Sobre os conceitos de logos e ratio, assinale a alternativa correta.
Origem: UEM-PR
a) Uma das diferenças entre logos e ratio é que a primeira é uma atividade intelectual sintética, e a segunda, uma atividade intelectual analítica.
b) A ratio não se opõe à revelação, por isso os filósofos cristãos não distinguem a luz natural – a razão – da luz sobrenatural – a revelação.
c) A filosofia grega da antiguidade clássica não conheceu o pensamento conceitual, pois o logos representava o mundo apenas por meio de ideias.
d) A ratio é superior ao logos, pois ela é composta de princípios lógicos, como o da não contradição, o do terceiro excluído e o da identidade, desconhecidos pelo logos.
e) O desenvolvimento do logos participou do processo de secularização (tirar o caráter religioso) da sociedade e da cultura da Antiguidade Clássica grega. Além disso, o desenvolvimento da ratio desempenhou um papel significativo no processo de secularização, advindo com o período histórico chamado de Modernidade na cultura ocidental.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
37
Analisando a questão, podemos afirmar que a alternativa correta é a Letra E.

O conceito filosófico Logos, participou do processo de secularização com o passar do tempo, sendo usado no evangelho de João, utilizado pela teologia cristã. 

Quanto ao conceito de Ratio, este teve um papel importante no processo de secularização, traçando um paralelo com o desenvolvimento da cultura ocidental através da modernidade. 

Desse modo, vale ressaltar, que o caráter Ratio, esta ligado ao saber, as atividades organizadoras do conhecimento, tendo este termo, ligação direta com a cultura contemporânea de conectar a ciência com a razão, como uma adequação humana ao real, e com o passar do tempo foi se afastando do termo Logos, sendo vinculado de maneira um pouco diferente, estando Logos mais adaptado a conceituação do saber e Ratio na sociedade moderna ocidental utilizado como algo colocado em prática, ou seja, a razão além do discurso.
Respondido por biaaaaaaa15
11

Resposta:

letra e

Explicação:

Perguntas interessantes