Administração, perguntado por brunasunsetpadv3b, 1 ano atrás

Na Contabilidade, o objeto é sempre o PATRIMÔNIO de uma Entidade, definido como um conjunto de bens, direitos e de obrigações para com terceiros, pertencente a uma sociedade ou instituição de qualquer natureza, independentemente da sua finalidade, que pode, ou não, incluir o lucro. O essencial é que o patrimônio disponha de autonomia em relação aos demais patrimônios existentes, o que significa que a Entidade dele pode dispor livremente, claro que nos limites estabelecidos pela ordem jurídica e, sob certo aspecto, da racionalidade econômica e administrativa.

O Patrimônio também é objeto de outras ciências sociais – por exemplo, da Economia, da Administração e do Direito – que, entretanto, o estudam sob ângulos diversos daquele da Contabilidade, que o estuda nos seus aspectos quantitativos e qualitativos. A Contabilidade busca, primordialmente, aprender, no sentido mais amplo possível, e entender as mutações sofridas pelo Patrimônio, tendo uma visão prospectiva de possíveis variações.

Por aspecto qualitativo do patrimônio entende-se a natureza dos elementos que o compõem, como dinheiro, valores a receber ou a pagar expressos em moeda, máquinas, estoques de materiais ou de mercadorias, etc.

O atributo quantitativo refere-se à expressão dos componentes patrimoniais em valores, o que demanda que a Contabilidade assuma posição sobre o que seja "Valor", porquanto os conceitos sobre a matéria são extremamente variados.

Do Patrimônio deriva o conceito de Patrimônio Líquido, mediante a equação considerada como básica na contabilidade:

(Bens + Direitos) – (Obrigações) = Patrimônio Líquido

No Balanço Patrimonial, desde que ele seja corretamente estruturado, logo depois das obrigações para com terceiros, a qual é representada pelo Passivo Circulante e também pelo Passivo Não Circulante, temos o Patrimônio Líquido.

De acordo com os conceitos apresentados acima, faça uma breve explicação, demonstrando os motivos pelos quais o Patrimônio Líquido é apresentado no Passivo dentro do Balanço Patrimonial.

Soluções para a tarefa

Respondido por arthurfss
20

O Balanço Patrimonial é dividido em três partes: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido. O Patrimônio Liquido não faz parte do Passivo. Ele está lá porque o Patrimônio Liquido é a diferença entre o Ativo e o Passivo. Se ele é positivo ele é somado com o Passivo, isto significa que o ativo é maior que o Passivo, está situação é normal. Se ele é negativo ele é diminuído do Passivo, isto significa que o Passivo é maior que o Ativo, isto é uma situação anormal em um empresa. É por isso que o Balanço Patrimonial sempre fecha o total da coluna da esquerda com a coluna da direita.

Perguntas interessantes