Na Constituição de 1891 variados setores sociais disputavam os rumos da educação brasileira, sendo correto afirmar que:
Escolha uma:
a. A Constituição de 1891 reforçou a unidade entre o Estado e a Igreja Católica, tendo como consequência uma educação pública católica.
b. A Constituição de 1891 promoveu a separação entre o Estado e a Igreja Católica, tendo como consequência uma educação pública tecnicista.
c. A Constituição de 1891 promoveu a separação entre o Estado e a Igreja Católica, tendo como consequência uma educação pública laica.
d. A Constituição de 1891 promoveu a separação entre o Estado e a Igreja Católica, tendo como consequência uma educação pública baseada na Escola Nova.
e. A Constituição de 1891 promoveu a separação entre o Estado e a Igreja Católica, tendo como consequência uma educação pública libertária.
JaneIron:
Cade a resposta?
Soluções para a tarefa
Respondido por
47
Resposta letra C. A constituição de 1891 promoveu a separação entre o estado e a igreja católica , tendo como consequência uma educação pública laica.
Respondido por
18
A é falsa, esta constituição, a primeira do Brasil republicano, se marcou pela separação entre Estado e Igreja, uma tentativa de modernizar as instituições brasileiras.
B é falsa, a educação só se tornaria tecnicista depois da década de 1930, com a reforma dos pioneiros.
C é verdadeira, de modo que houve expansão dos mecanismos públicos de educação e a separação da política da religião.
D é falsa, o Escolanovismo nunca chegaria, propriamente, a definir a educação brasileira.
E é falsa, a educação libertária seria vista, à época, como uma ameaça ao ordenamento social.
Perguntas interessantes