Na conjuntura histórica e social do século XIX, os estudos desenvolvidos sobre a língua foram realizados por meio de métodos de comparação entre as línguas estudadas, com o objetivo de se chegar até a língua-mãe, denominada indo-europeia. Sobre as características da gramática histórico-comparativa, leias as assertivas abaixo, considere (V) para verdadeira e (F) para falsa e assinale a alternativa correta.
I- O marco inicial dos estudos linguísticos comparativos ocorreu em 1816, quando Franz Bopp apresentou uma obra com o resultado de um estudo que estabeleceu comparações entre diversas línguas.
II- Ao observar que a palavra pai, em português, se assemelha com patír em grego, pater, em latim e pitar em sânscrito, descarta-se qualquer possibilidade de que ela pertence a mesma língua-mãe.
III- Além de Franz Bopp, há outros importantes nomes que contribuíram para o desenvolvimento dos estudos linguísticos comparativos, entre os quais citamos Sir Willian Jones, José de Alencar e Machado de Assis.
IV- O método comparatista foi considerado de grande importância para os estudos sobre a língua, pois foi por ele que se chegou às línguas indo-europeias, a mais falada das famílias linguísticas.
F, F, F, F.
V, V, V, V.
V, V, F, F.
F, F, V, V.
V, F, F, V.
Soluções para a tarefa
Respondido por
18
VFFV de acordo com as paginas 73 a 81
Respondido por
0
Sobre as características da gramática histórico-comparativa, podemos considerar a alternativa E como correta com a sequência V-F-F-V.
Isso acontece pois o marco inicial dos estudos linguísticos comparativos ocorreu em 1816, quando Franz Bopp apresentou uma obra com o resultado de um estudo que estabeleceu comparações entre diversas línguas, como apresentado na assertiva I.
E além de Franz Bopp, como dito na assertiva III, há outros importantes nomes que contribuíram para o desenvolvimento dos estudos linguísticos comparativos, entre os quais citamos Sir Willian Jones, José de Alencar e Machado de Assis.
Saiba mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/11489990
Anexos:
Perguntas interessantes