História, perguntado por inaciasantos30, 9 meses atrás

na conferencia de notsdan quais medidas foram tomadas

Soluções para a tarefa

Respondido por evilqueen0329p6jn1z
0

A Conferência de Potsdam ocorreu em Potsdam, Alemanha (perto de Berlim), entre 17 de julho e 2 de agosto de 1945. Os participantes foram os vitoriosos aliados da II Guerra Mundial, que se juntaram para decidir como administrar a Alemanha, que se tinha rendido incondicionalmente nove semanas antes, no dia 8 de Maio. Os objectivos da conferência incluíram igualmente o estabelecimento da ordem pós-guerra, assuntos relacionados com tratados de paz e contornar os efeitos da guerra.

Antigas e novas fronteiras da Polônia, 1945. O território previamente parte da Alemanha está identificado em rosa. A nova fronteira soviético-polonesa segue aproximadamente a Linha Curzon.  

Chegou à conferência com um dia de atraso, justificando-se com "assuntos oficiais" que requereram a sua atenção, embora seja possível que, na realidade, Stalin tenha tido problemas cardiovasculares.

Reino Unido, representado por Winston Churchill e posteriormente Clement Attlee.  

Os resultados das eleições britânicas foram conhecidos durante a conferência. Como resultado da vitória do Partido Trabalhista sobre o Partido Conservador, o cargo de primeiro-ministro mudou de mãos.  

* Estados Unidos da América, representados por Harry Truman. Stalin sugeriu que Truman fosse o único chefe de estado presente na conferência, sugestão que foi aceita por Churchill.

Primeiros resultados da Conferência  

Zonas ocupadas pelos Aliados na Alemanha em 1947  

* União Soviética, representada por Josef Stalin.  

* Reversão de todas as anexações alemãs na Europa após 1937 e a separação da Áustria da Alemanha.  

* Estabelecimento dos objectivos da ocupação da Alemanha pelos Aliados: desmilitarização, desnazificação, democratização e descartelização.  

* O Acordo de Potsdam, que estabelecia a divisão da Alemanha e da Áustria em quatro zonas de ocupação (anteriormente decidido na Conferência de Ialta), e a similar divisão de Berlim e Viena em quatro zonas (americana, britânica, francesa e soviética). Posteriormente, em 1961, a zona soviética seria isolada das demais pelo Muro de Berlim.  

* Julgamento dos criminosos de guerra Nazis.  

* O estabelecimento da fronteira da Alemanha com a Polónia nos rios Rio Oder e Neisse ("linha Oder-Neisse").  

* A expulsão das populações Germânicas permanecentes fora das fronteiras da Alemanha.  

* Acordo sobre as indenizações de guerra. Os Aliados estimaram as suas perdas em 200 bilhões (português brasileiro) ou 200 mil milhões (português europeu) de dólares. Após insistências das forças ocidentais (excluíndo assim a URSS), a Alemanha foi obrigada apenas ao pagamento de 20 bilhões (português brasileiro) ou 20 mil milhões (português europeu), em propriedades, produtos industriais e força de trabalho. No entanto, a Guerra Fria impediu que o pagamento se processasse na totalidade.  

Stalin propôs que a Polónia não tivesse direito a uma indenização directa, mas sim que tivesse direito a 15% da compensação da União Soviética (esta situação nunca aconteceu).  

* Os Aliados editaram a Declaração de Potsdam que ultimou os termos de capitulação do Japão.  

* Todos os outros assuntos seriam tratados na conferência de paz final, que seria convocada assim que possível.  

A Linha Oder-Neisse  

Enquanto que a fronteira entre a Alemanha e a Polónia foi praticamente determinada e tornada irreversível através da transferência forçada de populações, facto acordado em Potsdam, o Ocidente queria que na conferência final de paz se confirmasse a linha Oder- Neisse como marco permanente. Dado que a II Guerra Mundial nunca foi terminada com uma Conferência de Paz formal, a fronteira Germano-Polaca foi sendo confirmada com base em acordos mútuos: 1950 pela República Democrática Alemã, 1970 pela República Federal Alemã e em 1990 pela Alemanha já reunida. Este estado de incerteza levou a uma grande influência da União Soviética sobre a Polónia e Alemanha.  


Perguntas interessantes