Na concepção de Thomas Hobbes, o Estado é formado pela união entre os indivíduos através de dois contratos, um representado pela associação dos indivíduos e outro representado pela submissão dos indivíduos com relação ao Estado. Segundo Ribeiro (2006), é preciso que exista um Estado dotado da espada, armado, para forçar os homens ao respeito. Desta maneira, a imaginação será regulada para melhor, porque cada um receberá o que o soberano determinar. Nesse sentido, Hobbes defende o Estado absoluto. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: RIBEIRO, Renato Janine. Hobbes: O medo e a esperança. In: WEFFORT, Francisco C. Os clássicos da política. São Paulo: Ática, 2006.
a)O estado de natureza nega a necessidade de um poder absoluto do Estado na medida em que orienta as relações sociais.
b)O Estado absoluto é fundamental para superar o estado de natureza, pois o homem se submete ao poder do Estado para garantir sua sobrevivência.
c)Estado absoluto é resultado do contrato no qual os homens estabelecem uma relação de associação entre si.
d)O contrato social na forma da submissão dos homens com relação ao Estado, permite manutenção da liberdade e da liberdade individual.
acassiasouza0:
Hobbes é defensor de um estado absoluto, foi um dos grandes idealizadores do Estado aboslutista.Resposta B - O Estado absoluto é fundamental para superar o estado de natureza, pois o homem se submete ao poder do Estado para garantir sua sobrevivência.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Thomas Hobbes foi um dos contratualistas, no contexto de um estado absolutista abusivo, era necessário justificar o poder estatal e estabelecer limites para ele.
Para ele, os homens eram maus por natureza, sendo necessária uma limitação desse estado de natureza para a convivência em sociedade, onde são estabelecidos limites entre os homens (o homem é o lobo do próprio homem).
A alternativa correta é a D.
Respondido por
2
Resposta: D
Explicação:
d) O contrato social na forma da submissão dos homens com relação ao Estado, permite manutenção da liberdade e da liberdade individual.
Perguntas interessantes
Artes,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Informática,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Ed. Moral,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás