Na concepção de Kristeva, a paródia é uma espécie de homenagem oblíqua que, mesmo respeitando e admirando o modelo original, não se submete a ele, reavalia, critica, ridiculariza; e, portanto, não pode ser designada de simbiose parasitária, porque quem parodia é um gênio que aborda criativamente a tradição, muito ao contrário do que pensavam os românticos, que defendiam a originalidade e não viam com bons olhos esse recurso. É este caráter duplo e ambivalente, de respeito e subversão, que faz da paródia um modo importante de moderna autorreflexividade na literatura. Segundo a crítica, nem sempre a paródia é satírica, mas “a sátira utiliza, com frequência, a paródia como veículo para ridicularizar os vícios ou loucuras da Humanidade, tendo em vista a sua correção” (HUTCHEON, 1989, p. 74). Paródia, ironia e sátira somente existem, hipoteticamente, em estado puro. Na prática, aparecem combinadas e misturadas.
A partir das afirmações anteriores, é INCORRETO afirmar:
A paródia estabelece sempre uma relação intertextual entre duas ou mais obras: “a paródia deforma, censura, imita (criativamente), desenvolve, referencia e não transcreve um texto preexistente” (CEIA, Carlos).
A paródia é um gênero textual bem delimitado, e não se confunde nem se mistura com outros gêneros frequentemente irônicos ou satíricos, tais como a charge, o poema e o conto.
A paródia pode manifestar-se em diversos gêneros, tais como o conto, o romance e o poema. O que caracteriza a paródia está mais relacionado à atitude ambivalente de referência e subversão ao texto parodiado, e menos relacionado aos limites dos gêneros textuais mais comuns na literatura.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Diante do retratado acima, podemos compreender que a alternativa incorreta pode ser identificada como a seguinte: letra b. A paródia é um gênero textual bem delimitado, e não se confunde nem se mistura com outros gêneros frequentemente irônicos ou satíricos, tais como a charge, o poema e o conto.
Isso porque a paródia pode de fato ser retratada de forma além de satírica, por intermédio de recursos relacionados à ironia. Além disso, os poemas bem como os contos também podem ser relacionados.
Perguntas interessantes