Filosofia, perguntado por amandaaraujo57956, 8 meses atrás

na concepção de Aristóteles era natural os homens viverem em sociedade caso um homem decide se viver fora da sociedade significava que ele era incapaz de qualquer obtencia na sua opinião Qual é a relação entre viver na sociedade e ser obediente​

Soluções para a tarefa

Respondido por thaylasilva455
14

Resposta:

Assim como na própria natureza há a existência da autoridade e da obediência, as relações humanas devem pautar-se de forma hierárquica. Para Aristóteles, alguns nascem para mandar e outros para obedecer. E isso não implica desigualdade social, mas um equilíbrio necessário à sobrevivência.

Explicação:

Vivemos organizados em coletividades. Esta forma de existência pode parecer óbvia, mas jamais para um filósofo. Este se pergunta: Que explicação podemos dar ao fato de vivermos organizados em coletividades em vez de existirmos isoladamente? Qual a finalidade desse tipo de vida coletiva? Aristóteles, filósofo grego do século IV a.C., na sua obra Política, traz uma explicação que se tornou clássica: ?O homem é por natureza um animal político?.

A explicação de Aristóteles aponta para o fato de haver na natureza humana uma tendência a viver em sociedade e que ao realizar esta inclinação o homem realiza o seu próprio bem. Quer dizer, se vivemos em sociedade é porque esta é a finalidade do ser humano. Isso é tão próprio do homem quanto é próprio da semente de pessegueiro tornar-se uma árvore e produzir pêssegos.

O fato de tender naturalmente à vida coletiva mostra que o homem é um ser carente. Carente de alguma coisa que o leve a desejar e carente de alguém que o leve a se associar. A carência aponta para a incompletude humana. O homem tem sempre necessidade de um outro semelhante a ele e tão imperfeito quanto ele. Ele se associa para alcançar uma vida perfeita e auto-suficiente. Um ser que não sentisse a necessidade de associar-se seria um deus ou um animal, diz Aristóteles. Os primeiros não fazem política porque são perfeitos. Os animais não fazem porque não pensam, nem falam.

Respondido por BrenoSousaOliveira
1

A relação entre obediência e viver em sociedade é que para Aristóteles o homem deve viver em comunidade.

Aristóteles e a sociedade

Para Aristóteles o homem era um ser social, isto é, ele cresce e se desenvolve a medida em que se relaciona com o seu próximo. A partir disso ele constrói laços de amizade e de família com o seu semelhante, mas para isso é necessário haver leis que restrinjam a liberdade do homem.

Por isso que aquele que não consegue viver em sociedade não consegue ser obediente, pois para ser obediente precisa seguir leis e só há leis onde há relação social. Por isso o homem precisa sempre viver dentro de uma relação com o próximo.

Para saber mais sobre Aristóteles, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/1470493

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes