na comunicação empresarial, uma das estruturas implementadas para garantir sua competência é o sistema de informação (si), que, de maneira conceitual, significa um sistema utilizado para processar dados e gerar informações. o si pode ser automatizado (computadorizado) e/ou manual e, necessariamente, o seu processo de funcionamento inclui pessoas (para gerenciamento da informação), equipamentos, metodologia de coleta, dados, processamento, informação, transmissão e propagação das informações (resultado dos dados manipulados). apesar das tecnologias envolvidas em seu funcionamento, a ineficiência do si, muitas vezes, está associada à ausência de contribuição de seus colaboradores.
Soluções para a tarefa
Geoprocessamento é o conjunto de informações físico-territoriais que se dá por meio das geometrias, normalmente partindo de uma ortoimagem. O conjunto pode ser acessório a implantação dessas geometrias para gerar a cartografia, com informações tabuladas. O geoprocessamento é utilizado em diversas áreas como Cartografia, Análise de Recursos Naturais, Transportes, Comunicações, Energia e Planejamento Urbano e Regional. Estão entre as principais aplicações do geoprocessamento o mapeamento de queimadas, o acompanhamento do desmatamento de florestas, a atualização tributária, os softwares como Google Maps, Google Earth, WikiMapia, o trânsito rodoviário e o rastreamento de veículos e cargas outros.
O Instituto Soma utiliza o geoprocessamento em diversas áreas, principalmente em seus trabalhos de planejamento urbano. O Soma SIG é o maior exemplo de geoprocessamento aplicado em nossos serviços.
Quando se tem só o geoprocessamento e as informações georreferenciadas, gerando um mapa georreferenciado, não necessariamente se tem as informações associadas a esse mapa. Dentro da proposta do SIG, não se tem somente o mapa georreferenciado como base cartográfica, se tem também a possibilidade de associar informações a esse mapa, facilitando o trabalho dos profissionais envolvidos.