na classe de patricia há 12 meninas e 18 meninos. Duas meninas se chama Juliana,e tres dos meninos são ruivos. Serão sorteados um menino e uma menina para representar a turma da escola
Soluções para a tarefa
Resposta:
A probabilidade de Patrícia ser sorteada é de 1/12 ou 8,3%, enquanto a de uma Juliana ou de um menino ruivo ser sorteado é de 1/6 ou 16,6% nos dois casos.
Para resolver essa questão, precisamos compreender que a probabilidade é definida pela razão entre a quantidade de eventos desejados e a quantidade total de eventos, ou seja, P = eventos desejados / eventos possíveis.
a) A probabilidade de Patrícia ser sorteada:
Temos nesse caso 12 meninas que podem ser sorteadas, sendo esse o total de eventos possíveis. Como queremos calcular a probabilidade de Patrícia ser sorteada, temos 1 evento desejado.
P = eventos desejados / eventos possíveis
P = 1/12 ou 8,3%
b) A probabilidade de ser sorteada uma Juliana:
Como dito anteriormente, temos 12 meninas que podem ser sorteadas (total de eventos possíveis). Como nessa classe existem duas meninas chamadas Juliana, temos dois eventos desejados, pois buscamos a probabilidade de qualquer uma das duas ser selecionada.
P = eventos desejados / eventos possíveis
P = 2/12
P = 1/6 ou 16,6%
Note que a fração 2/12 foi simplificada, dividindo seu numerador e seu denominador por 2, resultando em 1/6.
c) A probabilidade de ser sorteado um dos meninos ruivos:
Temos nesse caso 18 meninos que podem ser sorteados, sendo esse o total de eventos possíveis. Como queremos calcular a probabilidade de um menino ruivo ser sorteado e há 3 meninos ruivos, temos 3 eventos desejados.
P = eventos desejados / eventos possíveis
P = 3/18
P = 1/6 ou 16,6%