Na cidade mineira de Contagem, os alunos da Escola Municipal Eli Horta Costa que possuem necessidades especiais podem participar das atividades de educação física como todas as outras crianças – por meio de um verdadeiro parque inclusivo, formado por brinquedos adaptados. O Projeto de Educação Física Inclusiva é uma parceria da Rede Municipal de Ensino com o Projeto Circuito Inclusão Solidária, e leva balanços, skates e tirolesas, jogos e brincadeiras, entre outros brinquedos, para estudantes com deficiência nas escolas.
No trecho acima temos o reflexo de uma ação educativa e seu impacto para a comunidade escolar. Quando refletimos sobre os direitos dos alunos com deficiência, estamos falando de uma educação inclusiva e de tudo que temos visto na disciplina de Políticas e o Processo de Ensino/Aprendizagem na Educação Inclusiva.
Com base no exposto e nos estudos da disciplina, construa um texto (de no mínimo 25 e no máximo 35 linhas) respondendo aos questionamentos abaixo:
1) Apresente uma lei que respalde a garantia dos direitos de atendimento inclusivo escolar;
2) Escolha DUAS deficiências (intelectual, visual, auditiva ou física) e apresente suas características.
3) Pontue ao menos 2 (dois) recursos de acessibilidade básicos de cada uma das deficiencias elencadas discorrendo sobre o que a escola precisará ter/fazer para atender os alunos e manter a qualidade de ensino para esse público.
4) Para concluir seu texto, disserte sobre a importância do pedagogo conhecer as questões de acessibilidade, bem como os direitos dos deficientes.
Soluções para a tarefa
1. Como exemplo de uma lei que respalde a garantia dos direitos de atendimento inclusivo escolar, temos a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015.
2. Como duas deficiências, temos a deficiência visual, que é o comprometimento das capacidades visuais dos indivíduos, enquanto que a deficiência física trata-se do comprometimento físico do indivíduo, seja por lesões, amputações ou doenças que afetem o corpo e seu funcionamento.
3. Dois recursos de acessibilidade básicos são rampas e a ausência de objetos que promovam o choque contra pessoas com deficiência visual, além de equipamentos de suporte para deficiências físicas.
4. É simplesmente fundamental a importância do pedagogo conhecer as questões de acessibilidade, pois ele faz parte da sociedade e tem papel importante, podendo contribuir diretamente para a acessibilidade e inclusão social.