Na cidade de Bambuí, situada no interior de Minas Gerais, para determinar a prevalência e os fatores sociodemográficos associados à depressão, foi aplicado um questionário para identificar os indivíduos com depressão. A amostra representativa da população da cidade acima de 18 anos de idade contabilizou 1.041 participantes. Os episódios depressivos atuais estavam associados ao sexo (maior prevalência no sexo feminino, em comparação ao sexo masculino), à idade (maior prevalência nos mais velhos, em comparação aos mais jovens) e à condição atual de trabalho (maior prevalência entre aqueles que não estavam trabalhando, em comparação aos que estavam). De acordo com os dados fornecidos, qual a classificação epidemiológica do estudo?
A)
Descritivo e transversal.
B)
Descritivo e de coorte.
C)
Observacional e longitudinal.
D)
Não há como supor com apenas com esses dados.
E)
Descritivo e caso-controle.
Soluções para a tarefa
Resposta: Descritivo e de coorte
Explicação: O estudo analítico de corte ou transversal é um tipo de estudo onde a relação exposição-doença em uma população é investigada em um momento particular, fornecendo um retrato da situação naquele momento
Sobre a classificação epidemiológica do estudo podemos afirmar ser B) Descritivo e de coorte.
Um estudo pode ser realizado de acordo com vários modelos diversos de estudos, com classificação endemiológico diverso e suas particularidades.
Alguns tipos de estudo são:
- Estudos observacionais;
- Delineamentos observacionais analíticos;
- Estudos de caso-controle;
- Estudo de coorte.
O QUE SÃO ESTUDOS DESCRITIVOS E DE COORTE
Os estudos descritivos são aqueles que apresentam distribuição que se relacionam com questões da saúde, diante de terminados lugar, tempo e característicos específicos dos indivíduos.
Já o estudo de coorte se refere a conjuntos de pessoas que apresentam entre si elemento em comum durante um mesmo momento.
Saiba mais sobre metodologia de pesquisa em https://brainly.com.br/tarefa/20790091
Espero ter ajudado.