História, perguntado por gledsonjorge4383, 9 meses atrás

na charge, identifica-se contradição no retorno de parte dos "voluntários da pátria" que lutaram na guerra do paraguai (1864-1870), evidenciada na:

Soluções para a tarefa

Respondido por decavalberson
41

Resposta:

Os escravos que lutaram na guerra encontraram suas famílias ainda presas na situação da escravidão. Outro ponto interessante de citar é o abolicionismo que expandiu-se naquele período, pois muitos soldados não escravos estabeleceram relações humanas com os escravos aliados que lutaram ao lado deles na guerra, viram que eram todos iguais, que os escravos não eram aquela eugênia pregada na época.

Explicação:

Vamos Lá:

Os voluntários da pátria foram um contingente militar criado no governo de Dom Pedro II devido a falta de tropas consolidadas naquele período para lutar na Guerra do Paraguai. Os voluntários receberiam vários benefícios, salários, terras, entre outros. Contudo, devido a falta de voluntários, o governo passou a obrigar uma taxa de voluntários a cada província. Nesse sentido, membros da elite substituíam sua serventia ao exército por escravos os quais os eram prometidos a alforria. Entretanto, após o fim da Guerra do Paraguai, os escravos agora libertos voltaram para suas famílias e obtiveram uma grande contradição no que diz respeito as famílias ainda serem escravas, ou seja, do que adiantava a alforria se a família do militar ex-escravo ainda permanecia presa a essa relação?!

Não esqueça de selecionar a melhor resposta! Isso motiva a comunidade a manter a qualidade nas respostas! Boa noite e ótima semana!

Respondido por larissasilvac02
17

Resposta:

letra A) negação da cidadania aos familiares cativos

Explicação:

Perguntas interessantes