na carta de reclamação porque o texto pertence a tipologia argumentativa
Soluções para a tarefa
Resposta:
Porque A Carta Argumentativa é um tipo de texto que tem como objeto principal persuadir o leitor.
Nesse sentido, a argumentação é sua principal arma de convencimento, de forma que o emissor (escritor), através do seu ponto de vista, tenta convencer o receptor (leitor) sobre determinado assunto.
Trata-se, portanto, de um texto dissertativo-argumentativo que possui peculiaridades em sua produção, posto que apresenta um receptor ou receptores específicos para o qual se dirige.
Assim, vale frisar que a principal característica do gênero textual “carta” é justamente a existência de um emissor (remetente) e de um receptor (destinatário).
A linguagem utilizada pode ser formal ou informal, dependendo da relação entre os interlocutores, por exemplo, um amigo (informal) e o prefeito (formal).
Embora a expansão da internet e dos meios de comunicação tenha criado outras formas de interação (e-mail, redes sociais, etc.), a carta enviado pelo Correio ainda é um recurso comunicativo muito importante.
Por esse motivo, esteja atento a sua estrutura, pois esse tipo de texto pode ser exigido em vestibulares e concursos públicos.
Características
As principais características da carta argumentativa são:
●Persuasão e argumentação
●Linguagem clara e objetiva
●Geralmente escrita em 1ª pessoa
●Presença de destinatário e remetente
●Uso de pronomes de tratamento
●Assinatura do escritor (locutor)
Estrutura
Embora seja um texto dissertativo-argumentativo (com estrutura básica de introdução, desenvolvimento e conclusão), a estrutura da Carta Argumentativa inclui ainda outros momentos:
●Local e Data: Primeiramente, surge o nome da cidade (local) em que se encontra o emissor e a data que está sendo produzida. Essa parte é também chamada de cabeçalho.
●Nome do Receptor: Abaixo da data e do local, deverá surgir o nome da pessoa ou do órgão a quem se destina a carta.
●Saudação Inicial: Dependendo da formalidade, utilizamos determinadas saudações iniciais (vocativos). Representam as formas de tratamento como: prezado (ou caro) senhor ou senhora, excelentíssimo, digníssimo, dentre outros.
●Introdução: Na introdução, o assunto a ser abordado durante todo o texto deverá ser abordado, ou seja, o tema principal da carta.
●Desenvolvimento: Já que se trata de um texto argumentativo, nesse momento as argumentações e os pontos de vista deverão ser explorados de forma a convencer o leitor.
●Conclusão: Trata-se da parte final do texto, que apresenta o arremate das ideias expostas na introdução e no desenvolvimento. Em outras palavras, é a parte da síntese das ideias que aparece uma proposta, recomendação e/ou sugestão.
●Despedida: É a saudação final que colocará fim no seu texto, por exemplo, “atenciosamente”, se for formal, ou “beijos e abraços”, de maneira informal.
●Nome do Emissor: No final da Carta, aparece o nome e assinatura de quem a produziu.