Na capoeira regional o que representa os cordões coloridos utilizados pelos capoeiristas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Graduação Infantil (3 a 11 anos)
Corda crua – Significa intuição.
Corda crua e laranja – Significa criatividade e responsabilidade.
Corda crua e azul – Significa atenção e respeito pela capoeira.
Corda crua e verde – Significa amadurecimento.
Graduação adulta
Corda crua – O atleta simboliza o desejo de desenvolver sua aprendizagem e criatividade dentro e fora da roda e se firmar na capoeira e no Grupo de Capoeira Liberdade Camará.
Corda crua e amarela – 1º transformação.
Corda amarela “Ouro” – Significa a valorização do aprendizado que será desenvolvido a partir desta graduação do Aluno.
Corda amarela e laranja– Transformação.
Corda laranja “O Sol“ – Significa despertar para consciência do aprendizado.
Corda laranja e azul – Transformação.
Graduado
Corda azul “O Mar”- Significa a consciência da imensidão do caminho a percorrer.
Corda azul e verde– Transformação.
Instrutor
Corda verde “A Floresta” – Significa o pulmão do mundo. É nessa graduação que se concentra toda a força do trabalho. É a solidificação do aprendizado. É desta graduação que sairá a continuação e o alicerce do Grupo de Capoeira Liberdade Camará.
Corda verde e roxa– Transformação.
Professor
Corda roxa “A Ametista”- É a reflexão da continuidade da capoeira. É nesta graduação que o capoeirista procura superar a dor física, psicológica e espiritual na busca dos conhecimentos da capoeira e na defesa dos ideais do Grupo de Capoeira Liberdade Camará.
Corda roxa e marrom– Transformação.
Contra – Mestre
Corda marrom “o Camaleão”- É a cor que caracteriza o estilo. O camaleão. É desta graduação que sairão os futuros mestre do Grupo de Capoeira Liberdade Camará.
Corda marrom e vermelha– Transformação.
Mestre
Corda vermelha “O Rubi”- É a pedra que simboliza a justiça. É a fase que o capoeirista adquire a consciência da responsabilidade que tem para com a capoeira, procurando conduzir o seu trabalho e suas decisões com justiça.
Corda vermelha e branca– Transformação. É nesta graduação que o capoeirista procura todo seu potencial, no sentido de congregar e manter os ideais, já que está numa fase de transformação, ou seja, se preparando para assumir a graduação máxima dentro do sistema de graduação do Grupo de Capoeira Liberdade Camará. Para isto, é preciso, decidir com acerto, precisão, honestidade, lealdade e acima de tudo com sabedoria e imparcialidade.
Corda branca “o Diamante” – É o mineral que reflete todas as cores. É o mais duro e resistência minério. É no branco que todas as cores se reúnem. Mestre é dele que todo o sistema do grupo de Capoeira Liberdade Camará se sustenta para a preservação dos seus ideais. através da sabedoria, paciência, humildade, lealdade e firmeza de propósito, que irá manter a sua filosofia, tradição e fundamentos. \
ESPERO QUE TENHA AJUDADO !!!!
Se puder marcar como melhor resposta.