na capoeira podemos perceber algum tipo de movimento golpe ou acrobacia que oferece riscos as articulações?quais porque eles são praticados ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Andrade (2016) em seu artigo CARACTERIZAÇÃO DE LESÕES EM PRATICANTES DE CAPOEIRA DO DISTRITO FEDERAL, realizou um estudo com 53 praticantes de capoeira e encontrou os seguintes resultados: 66% (35) relataram ter sofrido alguma lesão; Regiões mais acometidas foram, ombro, joelho, tornozelo, lombar e punho;59,5% relataram diagnóstico indefinido para suas lesões, não procuraram um médico; 47,8% que buscaram tratamento ´medico, mesmo após isso, ainda sentem sintomas. Ela conclui que: “A ocorrência de lesões na capoeira foi de 66%, com predomínio naqueles com maior tempo de prática, frequência e volume de treinamento. Além disso, a maior parte não teve diagnóstico médico para suas lesões, e grande parte delas não apresentou resolução completa com a fisioterapia. ”
DE VASCONCELOS FREIRE et al (2016), no artigo PREVALÊNCIA DE LESÕES EM PRATICANTES DE CAPOEIRA DA CIDADE DE FORTALEZA-CE, publicado na Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, aplicou um questionário com 16 questões em 47 capoeiristas. Com o estudo realizado ele percebeu que 70% dos entrevistados sofreram lesões na capoeira, 36,2% são de lesões no joelho. 42,1% levaram menos de um mês para se recuperar, devido a lesão 39,1% relataram perda de condicionamento físico. 25% se automedicaram e 51%1 relatam ainda sentir dores devido as lesões. Os autores concluem, “que o número de lesões na capoeira é bastante elevado, fato que pode estar relacionado aos movimentos complexos da modalidade. O tratamento e a prevenção das lesões são essenciais, evitando graves consequências e prolongando a prática da capoeira. ”
Além do fato do surgimento de lesões, algo preocupante, é que grande parte dos praticantes de capoeira, mesmos lesionados não interrompem os treinamentos e também não procuram serviço médico especializado. Muitas pessoas preferem se alto medicar, aumentando assim o risco do surgimento outros problemas ou mesmo agravando os já existentes.
Claro que não podemos classificar a capoeira como vilã, pois outras práticas esportivas também ocasionam lesões. O objetivo é alertar para os riscos físicos que ela oferece. Desta maneira, seja o capoeirista aluno, professor, contramestre ou mestre, se preocupará em tomar as devidas precauções, com finalidade de prolongar seu tempo de prática na modalidade.
Esportes que utilizam saltos, oferecem grande risco de lesões. Em um estudo de revisão, MANN (2010) et al, relatam que no momento da aterrissagem pode-se chegar a 5,18 vezes o peso corporal. A este valor pode-se somar o número de repetições e o grau de complexidade de cada salto.