Na cadeia produtiva de ovos no Brasil, à montante da produção de ovos está a produção do material genético desenvolvida em outros países (bisavós) e a produção local de avós (criadas a partir de ovos importados), de matrizes e de pintos comerciais para postura, que são adquiridos pelas granjas produtoras de ovos para formar seu plantel de poedeiras.
Diante desse assunto, sobre a produção de ovos no Brasil, analise as afirmações:
I. Na produção de ovos, as galinhas poedeiras são aves com a mesma genética de aves de corte, podendo ser consideradas como aves “irmãs”.
II. Os produtores de ovos no Brasil normalmente trabalham de forma independente, sem o sistema de integração que ocorre com as aves de corte.
III. No sistema produtivo de ovos, a finalidade é produzir a maior quantidade possível de ovos viáveis para comercialização.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Soluções para a tarefa
Alternativa 5: I, II e III.
As galinhas poedeiras são aves com a mesma genética de aves de corte.
No sistema produtivo de ovos, a finalidade é produzir a maior quantidade possível de ovos viáveis para comercialização otimizando os custos e aumentando a lucratividade.
No Brasil ainda é muito comum os produtores de ovos serem independentes, com uma produção pequena e familiar. As grandes granjas contribuem com uma padronização do alimento além de suprir a demanda do mercado nacional, que bate recordes a cada ano em produção de ovos.
A produção nacional de ovos de galinha totalizou 4,2 bilhões de dúzias em 2017, um aumento de 11,6% em relação a 2016. Os dados são do levantamento Produção da Pecuária Municipal (PPM), divulgado em 2018 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).