NA CABEÇA DE UMA TENIA NAO HA ORGAOS SENSORIAIS (OCELOS,POR EXEMPLO)NEM BOCA,HA APENAS ORGAOS DE FIXAÇAO.JA NA CABEÇA DAS PLANARIAS HA ORGAOS CAPAZES DE PERCEBER A LUZ E DE DETECTAR SUBSTANCIAS QUIMICAS DO AMBIENTE.EXPLIQUE ESSAS DIFERENÇAS EM FUNÇAO DO MODO DE VIDA DOS DOIS EXEMPLOS DE VERMES ACHATADOS
Soluções para a tarefa
Olá, tudo bem?
Os órgãos sensoriais estão localizados na cabeça das planárias por que estes vermes utilizam a luz como meio de direcionamento, procurando se afastar de ambientes com muita luminosidade. Seu habitat são lugares úmidos e de pouca luminosidade (platelmintos livres).
Estes vermes conseguem apenas identificar da intensidade da luz, já que o sistema sensorial é pouco desenvolvido e assim não é capaz de formar imagens.
Nas tênias, que habitam o intestino delgado (platelmintos parasitas) há apenas órgão de fixação por que estas não precisam sair em busca de alimento, já que sua alimentação provem do corpo humano.
Bons estudos ;)
As tenias, assim como os outros vermes parasitários, sao providos de acessórios q facilitam as vida no interior de um hospedeiro, onde ja encontram seu alimento sem procurar por ele: sua preocupação está em contaminar, nao morrer e reproduzir. Ja os Helmintos de vida livre precisam de uma boa localizaçao espacial para perceberem e procurarem por sua comida - conferidos pela presença de ocelos e aurículas.