História, perguntado por lelefamilia0328, 11 meses atrás

Na Cabanagem e na Balaiada existiram grupos sociais denominados cabanos. Apesar de re-
ceberem o mesmo nome, eram compostos de grupos sociais distintos que desempenharam
papéis diferentes em cada revolta. Escreva a a seguir composição social e as ações dos cabanos
de cada rebelião.

Gente é pra hoje me ajuda por favor!!​

Soluções para a tarefa

Respondido por sophimartins1707
45

resposta:

Na cabanagem, os cabanos eram caboclos, indigenas e afro-brasileiros muito pobres. Eles invadiram cadeias, libertaram presos políticos e entraram em confronto com os governantes e funcionários do governo central. Já na Balaiada, os cabanos eram grupos regressistas da elite

ib: a correção do meu prof :)

Respondido por eduardospagnolo
6

Na Cabanagem e na Balaiada existiam dois grupos sociais chamados "cabanos" porém eram distintos entre cada revolta. Enquanto na Cabanagem os "cabanos" representavam os moradores de cabanas, na Balaiada os cabanos eram os conservadores da elite.

Os Cabanos na Cabanagem e Balaiada

Nas revoltas regenciais, Cabanagem e Balaiada, existiam dois grupos sociais denominados de "cabanos" porém eram de setores sociais diferentes em cada revolta.

Cabanos na Cabanagem

Os cabanos na revolta da Cabanagem eram um grupo social formado pela população pobre, majoritariamente formada por negros e indígenas, que moravam nos chamados "Igarapés", uma espécie de cabana, por isso são chamado de "cabanos".

Os cabanos se revoltaram contra os privilégios dos comerciantes portugueses e reivindicavam melhores condições de vida, e maior autonomia para a província do Pará. O levante popular tomou conta da província de Belém e executaram o presidente.

A revolta foi fortemente reprimida pelas tropas imperiais, resultando o massacre dos cabanos, levando o fim da revolta.

Cabanos na Balaiada

Os cabanos na Balaiada eram um grupo político que era representado pela elite latifundiária e pelos comerciantes portugueses. O grupo político era os que possuíam o poder na província do Maranhão.

Os cabanos reprimiram os grupos pobres revoltosos conhecidos como balaios, e os liberais chamados de "Bem-te-vi" que desejavam o fim dos privilégios dos comerciantes latifundiários.

Saiba mais sobre "Cabanagem e Balaiada" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/11416654
#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes