Pedagogia, perguntado por colorindoavidaitajai, 5 meses atrás

"Na brincadeira de faz-de-conta, a criança produz regras, vivencia os princípios que percebe na realidade, recria, na esfera imaginativa, os planos da vida real e das motivações de sua própria vontade. Isso tudo ocorre pela autonomia que a criança adquire nos seus primeiros anos de vida, desenvolvendo habilidades, motoras, cognitivas, sociais e afetivas que a possibilitam apropriar-se do mundo dos adultos, fazendo do momento “brincar” uma atividade principal para continuação do seu desenvolvimento" (CREMONINI, 2012, p. 6). CREMONINI, M. W. Brincadeira de faz-de-conta na educação infantil: reflexões a partir da ação pedagógica. 14 f. Artigo de conclusão de Curso (Especialização em Educação Infantil) – Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Universitário, Trindade, 2012.

Com base nesta informação analise as asserções abaixo.

I. A criança, independentemente da idade, é capaz de brincar de faz de conta, não sendo necessário em quaisquer momentos, realizar representações simbólicas.

PORQUE II. No jogo do Fort- Da, a criança tem a noção do que Piaget chamou de noção de permanência do objeto, independentemente se o objeto está ou não em seu campo visual.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4: A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5: As asserções I e II são proposições falsas.


simao0297: Alternativa;B eu marquei pagina; 52
Dcffg: Alternativa 2: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
simonefg35: Marquei alternativa 5 entendi que "A criança necessita do simbólico para estimular a imaginação" e o jogo do Fort-Da é uma observação de Freud pag 52/53
Kellysax7: Mas na página 59 faz referência de ligação entre Piaget e Freud então acredito que a 2 seria a correta, mas o que me deixa intrigada é que a asserção, diz que não sendo necessário em quaisquer momentos, realizar representação simbólica? O tempo todo o texto fala de representação simbólica.
simonefg35: Concordo, na 59 se a criança tem noção do objeto permanente, ela cria condições de fantasiar
drylfgval: Vou marcar a primeira como falsa e a segunda como verdadeira. Na pag 50 diz que "o brincar de forma prazerosa apresenta significado para a criança, e tais significados dependem do uso de simbolos, por isso o brincar não deve ter foco no brinquedo, mas na representatividade do objeto"
marinesfoz86p56odv: A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
shirleygoetzp4z2sr: A resposta creio ser a letra D, pois na pág 58 diz separação simbólica e não representações simbólicas.
Kellysax7: O enunciado fala que a criança na brincadeira do faz de conta, ela produz regras, vivência os princípios que percebe na realidade, recria, na esfera imaginativa os planos da vida real, então se ela faz tudo isso ela tem na brincadeira suas representações simbólicas.

Soluções para a tarefa

Respondido por janes8
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Resposta:

Resposta correta alternativa 4: A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Explicação:

Gabarito já saiu.

Respondido por martinkoliveira
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A alternativa que apresenta as afirmativas corretas sobre a brincadeira de faz-de-conta na educação infantil é a Alternativa 4: A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

A seguir, analisaremos cada uma das afirmativas apresentadas no enunciado a fim de conferir a sua veracidade:

I - A primeira afirmativa é FALSA, uma vez que o brincar de forma prazerosa possui significado para a criança, sendo que estes são dependentes da utilização de símbolos. Ou seja, as representações simbólicas são necessárias.

II - A segunda afirmativa é VERDADEIRA, dado que a criança possui a noção de permanência do objeto, mesmo se estiver vendo ou não, ao jogar o jogo do Fort- Da.

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