Saúde, perguntado por fabigalhardo, 2 meses atrás

na bioética e responsabilidade civil e deontologia

Agora, imagine a seguinte situação: Você é um médico oncologista e durante o atendimento de um paciente, dá o diagnóstico de um câncer avançado metastático. O paciente, rapidamente, o questiona se tem cura e qual o significado desse tipo de câncer. Você responde, sem qualquer cuidado e confiante de que está agindo com a postura ética e honestidade necessária que a profissão exige com todos os pacientes e explica taxativamente: “é um câncer que já invadiu todo seu corpo e você tem pouco tempo de vida”. O paciente fica desesperado, chora, fica com raiva e entra em quadro depressivo, que apressa ainda mais sua morte. Com relação à situação descrita acima, responda: para garantir a ética e transparência da relação profissional – paciente, deve-se dar diretamente ao paciente toda e qualquer notícia? Você agiria de modo diferente nessa relação médico-paciente? Elabore sua resposta, correlacionando com os princípios bioéticos da beneficência e da não maleficência, mencionados acima.
ALGUEM PODERIA RESPONDER!!!!!!

Soluções para a tarefa

Respondido por kauanyvitoriacavalca
4

Resposta:

sim, não,

Explicação:

m profional deve sempre agir de forma transparente com o paciente, pelo simples fato dele ter ido em busca de respostas, então medico deve ajudar ele a achar ode estar o erro , fazendo com que o médico aja de forma transparente com o paciente

espero ter ajudado!

Respondido por anders1lva
1

Deve-se diretamente dar ao paciente o diagnóstico e suas expectativas, logo, não se deve agir de modo diferente do proposto ao médico oncologista.

Como aplicar o conceito de bioética?

Diante da relação médico-paciente o paciente possui total autonomia sobre o curso de sua saúde.

A partir disso, pode-se afirmar que:

  • Do ponto de vista ético é fundamental que o médico oncologista informe a gravidade, os recursos disponíveis, o tratamento possível, e sua possível expectativa de vida sob o tratamento, sendo totalmente transparente com a sua saúde.

Por isso, a conduta do médico foi assertiva, cabe ao paciente informar seus familiares ou amigos e não ao médico.

Veja mais sobre Atenção Básica em:

brainly.com.br/tarefa/49619988

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes