Na Baixa Idade Média, período de decadência do sistema feudal, o comércio e as cidades ressurgem. Novas formas de produções artesanais intensificam o comércio. Uma nova classe social surge desse novo processo de desenvolvimento mercantil: o comerciante burguês.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 - d) I - II - III - IV
2 - a) Humanitas.
3 - b) Renascimento
4 - e)V - V - V - F
Explicação:
CORRIGIDO PELO AVA
I, II, III e IV CORRIGIDA PELO AVA
Na Baixa Idade Média, período de decadência do sistema feudal, o comércio e as cidades ressurgem, intensificando o comércio e as produções artesanais, surgindo uma nova classe social: o comerciante burguês (está correto o que se afirma na letra D, I - II - III - IV).
Comerciantes burgueses
Esta nova classe social foi a responsável pelo surgimento do capitalismo, além das Revoluções Francesa e Inglesa.
Ao final da Baixa Idade Média, aproximadamente 95% da população mundial vivia na pobreza. A base da população eram de servos dos senhores feudais que não possuíam excedente de produção, viviam apenas na subsistência.
Após as Cruzadas (a partir do século XI) ocorreu o renascimento comercial, com a circulação de tapeçarias, especiarias, joias através dos soldados que retornavam do Oriente.
Ocorreu um grande êxodo rural, pois aqueles servos não possuíam condições de ascender socialmente, direcionando-se aos Burgos (cidades).
Alguns destes Burgos cresceram absurdamente, fortalecendo o comércio local e criando uma ascensão antes inexistente. Assim, os burgueses eram aqueles antigos servos que saíram da miséria servil e agora eram comerciantes, trocando e vendendo suas mercadorias ainda artesanais, porém sem títulos ou nobreza.
Com um comércio fortalecido, ocorreu a necessidade das primeiras instituições financeiras.
Para mais informações sobre surgimento da burguesia, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/10001117