História, perguntado por pedrospartanlok, 8 meses atrás

Na Bahia de 1835, os africanos muçulmanos eram conhecidos como malês. [...] O ambiente urbano de Salvador facilitou de muitas maneiras as atividades de propaganda islâmica. A relativa independência dos escravos, a presença de um segmento numeroso de libertos e a interação entre os dois grupos ajudaram a criar uma rede dinâmica de proselitismo, mobilização e convívio. Os malês que sabiam ler e escrever o árabe, fossem escravos libertos, passavam seus conhecimentos para outros. Reuniram-se nas esquinas para oferecer seus serviços e enquanto esperavam os fregueses se ocupavam da religião e rebelião. [...] (Reis. In: Campos, p. 155.) As informações contidas no texto e os conhecimentos sobre o tema permitem identificar a Revolta dos Malês como:
a) uma rebelião excludente, por discriminar escravos forros e libertos.
b) um levante organizado na zona rural, com o apoio dos escravos urbanos.
c) um movimento de caráter urbano, durante o qual prevaleceram os dogmas religiosos do Corão.
d) um conflito militar que se expressou através do interesse em assumir o governo provincial.
e) uma manifestação que objetivou defender os quilombos sediados em Salvador e no Recôncavo Baiano.

Soluções para a tarefa

Respondido por maria230388silva
12

Resposta:

Revolta dos Malês foi um levante de escravos de maioria muçulmana na cidade de Salvador, capital da Bahia, que aconteceu na noite de 24 para 25 de janeiro de 1835. ... Apenas negros africanos tomaram parte na revolta, que contou com cerca de 600 homens. Os nascidos no Brasil, chamados crioulos, não cooperaram.

Explicação:

d. As rebeliões tidas como “revolta de escravos” foram elaboradas a partir de alianças, constituindo-se em um acontecimento bastante complexo.

A Princesa Isabel é considerada a pessoa que libertou os escravos, ao assinar a Lei Áurea no ano de 1888, em 13 de maio, tal lei dava um fim à escravidão e, respectivamente, ao regime escravocrata. Mas anteriormente, outras leis também haviam sido assinadas visando o fim da escravidão.

As rebeliões dos escravos envolviam não só os escravos, mas também alguns homens livres, e um setor da sociedade contrária à escravidão.

Em anexo acrescentei o complemento da questão.

Bons estudos!

Respondido por anderson7990917
3

Resposta:

letra c

Explicação: acho q ta certo

Perguntas interessantes