Na avaliação subjetiva da saúde bucal do idoso, frequentemente usada é o Oral Health Impact Profile 14 (OHIP- 14) que avalia o impacto social da doença bucal, por meio das percepções das pessoas sobre o impacto das desordens bucais em seu bem-estar, englobando abrangência de sete dimensões.
Santos, Aliny de Lima. Abordagem Interdisciplinar em Gerontologia. Maringá: Unicesumar, 2021.
Considerando o fragmento do texto sobre a avaliação Oral Health Impact Profile 14 (OHIP- 14), este questionário corresponde a:
Alternativas
Alternativa 1:
São essenciais para detectar processos patológicos importantes da cavidade oral, como o edentulismo, a xerostomia, a cárie e a doença periodontal.
Alternativa 2:
São importantes para os aspectos físicos, mas não contemplam os aspectos sociais.
Alternativa 3:
Contemplam os aspectos sociais, mas não os aspectos psicológicos.
Alternativa 4:
É uma avaliação normativa, só pode ser realizada pelo odontólogo.
Alternativa 5:
É uma avaliação que contempla 14 dimensões
Soluções para a tarefa
O estudo do impacto das doenças orais na vida das pessoas envolve 14 dimensões, desde dimensões físicas até dimensões psicológicas, as doenças orais, além de causar dano físico e dificultar a vida da pessoa, podem causar problemas com a autoestima e com a aceitação social (alternativa 5).
Doenças orais e autoestima
Existe uma forte relação entre autoestima e doenças orais, por exemplo, pessoas que perderam muitos dentes podem se sentir constrangidas quando riem ou expressam um sorriso, isso pode afetar a sua forma de relacionar e socializar com as pessoas.
Venha estudar mais sobre doenças orais
https://brainly.com.br/tarefa/17368609
#SPJ1
Resposta:
alternativa 1
Explicação:
A adequada avaliação subjetiva da saúde bucal do idoso bem como a avaliação normativa realizada pelo profissional, são essenciais para detectar processos patológicos importantes da cavidade oral, como o edentulismo, a xerostomia, a cárie e a doença periodontal, entre outros.
pag 123