Na australia grande parte da terra se destina á pecuaria , com a criação de ovinos e bovinos incluindo gado leiteiro. a pecuaria mais praticada no país é extensiva ou intensiva? Qual é a diferença entre elas
Soluções para a tarefa
Pecuária Extensiva
Pecuária extensiva é a criação de animais em grandes áreas, a pasto, com fins de comercialização. Não demanda grandes investimentos, corresponde à 90% das atividades agropecuárias do Brasil e é o tipo de criação mais usado para o gado de corte.
A pecuária extensiva ainda representa uma grande parte da criação de gado no Brasil, pois demanda pouca tecnologia e conhecimento. Foi uma das principais criações na expansão agrícola do Brasil, tanto para o centro-oeste, quanto para o norte do país.
No entanto, esse tipo de criação não se mostra tão lucrativa quanto antigamente. Algumas áreas que antes eram utilizadas para pecuária extensiva perderam espaço para a agricultura.
O principal ponto que distingue esse tipo de pecuária é a extensão da área de criação. Os animais são deixados livres em grandes áreas para pastoreio.
É sempre importante lembrar que a pecuária é um tipo de atividade voltada para o lucro. Desse modo, a criação dos animais visa a comercialização dos bens gerados, como a carne ou o leite.
Pecuária Intensiva
Pecuária intensiva se baseia na criação do gado em confinamento, usando de tecnologias e técnicas mais avançadas do que na pecuária extensiva, como a manipulação genética e a inseminação artificial, com o objetivo de aumentar a produtividade.
O gado confinado, além de exigir menos terras para criação, é mais facilmente controlado. Esse gerenciamento mais de perto permite maior cuidado na tomada de decisões e maior atenção para problemas com os animais.
Além disso, com um controle maior da alimentação do gado, o criador tem a possibilidade de nutrir melhor os animais.
Esse controle do gado feito mais de perto permite que os especialistas diagnostiquem e tratem mais rapidamente com produtos veterinários animais infectados por doenças infecto-contagiosas, como a Febre Aftosa e a Brucelose Bovina.