Na Austrália, encontra-se um simpático marsupial, famoso por seus inacreditáveis saltos. Além dessa qualidade, muito abordada em documentários, os cangurus são indivíduos extremamente adaptados às condições áridas de seu continente. Durante o dia, esses animais chegam a suportar temperaturas superiores a 40 ºC à sombra. Para resistir a tais condições, eles lambem continuamente suas patas dianteiras, deixando-as encharcadas de saliva. Que propriedade da água justifica esse comportamento dos cangurus e qual é a função desse ato para a sobrevivência desses animais?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Para se adaptarem ao calor, eles lambem as patas. Então, esfregam o peito com elas para diminuir a temperatura do corpo.
Explicação:
A propriedade da água que explica o comportamento de lamber patas, é físico-químico de alto calor de vaporização. Esse comportamento é necessário para que o animal possa controlar a temperatura corporal, para que o mesmo não entre colapso.
Propriedade da água - Controle Térmico
Entre as diversas propriedades da água, a que mais influência no controle térmico em animais que vivem em locais com altas temperaturas é o ponto de vaporização que varia dependendo das condições do ambiente, mas que, de modo geral, se mantém por volta dos 100 °C.
Como a água apresenta capacidade de resfriamento, o uso dessa substância é uma das estratégias para resfriamento corporal de diversos organismos. O exemplo mais claro disto é o suor em humanos.
No caso dos animais que deixam as patas encharcadas, esse é um mecanismo que busca resfriar a temperatura corporal evitando que o corpo entre em colapso.
Entretanto, pelo fato da água evaporar rapidamente em ambientes com altas temperaturas, esse procedimento de encharcamento de algumas estruturas deve ser repetido continuamente.
Para aprender mais sobre controle térmico, considere acessar: https://brainly.com.br/tarefa/24740124
#SPJ2