História, perguntado por michelefelisbinomira, 5 meses atrás

Na aula de História das Religiões o Professor leu o seguinte excerto para seus alunos :

“(...) finalmente o prefeito, sentindo-se confuso diante da força e coragem do mártir, deu ordens rigorosas para que ele fosse reconduzido à prisão, onde deveria ser estrangulado”.
FOXE, J. O Livro dos Mártires. São Paulo: Mundo Cristão, 2005. p. 29.

Ainda na aula, foi esclarecido que a Reforma Protestante começou bem antes do nascimento do monge Martinho Lutero. Nos séculos anteriores outros reformadores como John Wycliffe, Jan Huss, Tyndale e Thomas Münzer tentaram modificar a Igreja Católica, mas todos acabaram perseguidos ou mortos como herege, o trecho acima retrata uma dessas cenas de perseguição e condenação por aqueles que tiveram ideias contrárias as vigentes da época. Acerca da Pré-Reforma e seu contexto histórico, considere a alternativa correta.


Alternativas
Alternativa 1:

O sistema feudal não permitia reformas, pois isso contrariava a tese do poder divino dos reis.
Alternativa 2:

Não existia ainda a venda de indulgências e a corrupção de Roma, o que inibiu a Reforma antes de Lutero.
Alternativa 3:

Os pré-reformadores não tinham uma formação teológica suficiente para contrapor os dogmas da Igreja Católica.
Alternativa 4:

Não haviam sido inventados a imprensa e o jornalismo, o que permitiu a difusão das teses de Lutero no século XVI.
Alternativa 5:

Não existiam as condições objetivas, o desenvolvimento da burguesia ainda era limitado. Fatores que mudaram com a criação da imprensa, com os descobrimentos e florescimento das grandes cidades na Era Moderna.

Soluções para a tarefa

Respondido por HMancebo
5

Pré-reforma protestante

A resposta da questão seria a alternativa 5, que diz não haverem condições objetivas para o que seria então a Reforma Protestante futuramente.

Nos séculos XIV e XV alguns movimentos esporádicos de protestos surgiram contra os ensinos e práticas da Igreja medieval e alguns líderes foram chamados de pré-reformadores, ao não reconhecerem a supremacia de Roma. Houve convulsão política, social e religiosa, revoltas dos camponeses, guerras, epidemias, a população se ressentia dos abusos da Igreja e da sua falta de propósitos e corrupção, mas houve apenas movimentos esporádicos antes da Reforma de fato ocorrer, com protestos formais à Igreja.


uc20130: tenho duvida
Perguntas interessantes